Entenda por que os cães latem para outros cães - Pet é pop

Entenda por que os cães latem para outros cães

Entenda por que os cães latem para outros cães
Entenda por que os cães latem para outros cães
Entenda por que os cães latem para outros cães (Foto: Jan Steiner/Pixabay)

Já se perguntou por que os cães latem quando encontram outros cães? Os cães podem latir para outros cães por uma variedade de razões. Veja o que dizem os especialistas!

Veja também:

+ Campeonato de surfe junta cães e seus donos no Reino Unido
+ 10 raças de cães que sofrem mais com a ansiedade da separação
+ Conheça o flyball, esporte que está ‘enlouquecendo’ cães e seus humanos

De acordo com os especialistas em comportamento canino, os tipos de latido incluem saudação, territorial, alerta, ansiedade, medo ou sensação de ameaça, agressão, brincadeira ou simplesmente uma resposta ao latido do outro cão.

Segundo o Shadi Ireifej, fundador da Vettriage, podemos tirar conclusões do significado do latido do cachorro com base em suas tendências. “Até certo ponto, também personificamos esses latidos em emoções com as quais nós, como humanos, podemos nos relacionar”, disse ele ao site Southern Living.

Decifrando os latidos do seu cachorro

Para saber o que o seu cachorro está tentando dizer quando ele late para outro cão, observe as expressões faciais e a linguagem corporal do seu cão:

  • Orelhas para trás, pelo arrepiado, dentes cerrados = agressividade, ansiedade, estresse
  • Curvar-se, apalpar, cutucar, abanar a cauda = brincalhão, jovial, acolhedor

O contexto em que seu cão late para outro cão também é importante.

  • Dono presente ou cachorro em sua casa ou quintal = territorial, acolhedor, alerta
  • Aproximar-se de outro cão ou matilha = agressividade, ansiedade ou submissão
  • Cachorros correndo, brincando = pedindo para brincar
Meu cachorro está sendo territorial quando late para outros cães em casa?

Se seu cachorro simplesmente late para cada cachorro que vê, ele está apenas sendo territorial? Não necessariamente. O Dr. Ireifej explica que você ainda deve usar os mesmos critérios de interpretação: o tipo de latido e o contexto da situação.

“A maioria das pessoas vê o latir para outros cães quando eles passam pela casa como uma ação negativa ou um sinal de mau comportamento, porque achamos isso perturbador, surpreendente ou desconfortável. Mas essa interpretação improvisada pode não ser precisa se a totalidade situação não é levada em conta”, justificou.

E se meu cachorro latir apenas para alguns cães?

Se seu cachorro late para um ou dois cachorros vizinhos, isso significa que ele não gosta deles? Depende. Quando os cães latem para outros cães, geralmente é por um motivo histórico ou atual, de acordo com o Dr. Ireifej.

A história de seu filhote desempenha um papel, se ele teve uma interação agradável ou negativa no passado, ou mesmo algo sobre aquele cão no momento pode fazer com que ele latir.

Seu cão late para outro cão por causa de coisas como a linguagem corporal do outro cão, suas características faciais, seu cheiro, seu status de matilha, seu nível de animação, bem como memórias anteriores do seu cão, traumas ou interações.

Talvez seu cão tenha tido uma experiência ruim com um cão branco pequeno e agora late para todos os cães brancos pequenos, ou talvez seu cão sinta o nível de animação ou proteção do dono do outro cão e esteja respondendo na mesma moeda.

Portanto, decifrar por que seu cão late para outros cães pode ser complicado. Observe sua linguagem corporal, leia as pistas da situação e tente descobrir seus motivos. Se você estiver preocupado com o latido de seu cão, especialmente se for agressivo ou reacionário, converse com seu veterinário sobre isso e procure um veterinário especialista em comportamento ou treinador.

  • Back to top