Entenda por que o seu gato gosta tanto de peixe - Pet é pop

Entenda por que o seu gato gosta tanto de peixe

Entenda por que o seu gato gosta tanto de peixe
Entenda por que o seu gato gosta tanto de peixe
Entenda por que o seu gato gosta tanto de peixe (Foto: Hannah Reding/Unsplash)

De um modo geral, os gatos gostam de comer peixe. Os felinos são carnívoros obrigatórios, isso significa que a carne deve compor grande parte de sua dieta. Peixe é carne, então, faz sentido que os gatos gostem de peixes.

Veja também:

+ Vídeo hilário: gato tenta capturar peixe em tablet até que seu companheiro perde a paciência
+ Tudo o que você precisa saber sobre cuidados com as orelhas do seu gato
+ Vídeo hilário: gato faz escalada até o alto da cabeça da dona e ali permanece

No entanto, tenha em mente que cada gato é único e os gostos deles variam. Muitos donos de gatos dirão que seus gatinhos preferem carne bovina ou aves, enquanto outros dirão que seus felinos não vivem sem uma lata de atum.

Por que os gatos gostam de comer peixe?

Gatos selvagens atacam principalmente animais terrestres, não habitantes do mar. Então, por que alguns gatos gostam de peixe? De acordo com especialistas, cada gato é único e ninguém sabe ao certo por que os gatos gostam de comer peixe.

Existe uma espécie de gato selvagem, apelidado de Gato Pescador, conhecido por caçar peixes. Nativos do sul e sudeste da Ásia, esses gatos gostam de nadar e comem pequenos mamíferos, pássaros e peixes. Eles podem ter desenvolvido um gosto por peixes simplesmente devido à proximidade de seu habitat com a água.

No geral, os gatos costumam ser oportunistas e comem qualquer proteína disponível. Um hábito a ser observado: gatos de pesca gostam de brincar com sua comida e foram observados jogando-a de volta na água para pegá-la novamente.

Benefícios nutricionais do peixe para gatos

De acordo com o VCA Animal Hospitals, nutricionistas veterinários dizem que dietas com alto teor de carne e baixo teor de grãos são ideais para gatos.

Os felinos adultos precisam de duas a três vezes mais carne e proteína do que os cães adultos, em parte porque requerem aminoácidos específicos encontrados apenas na proteína animal.

A proteína de peixe fornece especificamente aos gatos DHA, um ácido graxo ômega-3 essencial para um bom desenvolvimento do cérebro e uma pele saudável.

Que tipo de peixe posso dar ao meu gato?

Antes de tudo, nunca alimente seu gato com peixe cru! Gatos domesticados podem facilmente contrair infecções por E. coli ou salmonela. Peixe cozido é o único caminho a percorrer, desde que você não use molhos, óleos ou ervas. O ideal é grelhar ou assar o peixe, cortá-lo em pedaços pequenos e remover todos e quaisquer ossos.

Agora, como o óleo de peixe (DHA) é tão crucial para o desenvolvimento saudável do gatinho, é melhor servir ao seu gato peixe oleoso em vez de peixe branco. Peixes oleosos incluem salmão, cavala, sardinha e anchova. Peixes brancos, como bacalhau e arinca, não são ruins para o seu gato, mas eles simplesmente não fornecem muitos nutrientes.

Atum enlatado é bom para alimentar gatos em pequenas quantidades. No entanto, a Hill’s Pet Nutrition observa que o atum não fornece muitos nutrientes e as versões enlatadas para humanos geralmente contêm aditivos, como sal, que não são bons para gatos em grandes quantidades.

Na verdade, o atum em geral não deve constituir a maior parte da ingestão de proteínas de um gato. Estudos mostraram que comer atum em grandes quantidades pode tornar os gatos mais letárgicos e seu alto teor de mercúrio pode afetar negativamente a mobilidade e a saúde geral. Certifique-se de variar os tipos de proteínas que você alimenta seu gato.



  • Back to top