Entenda por que o seu gato está fazendo xixi em todo canto e saiba o que fazer - Pet é pop

Entenda por que o seu gato está fazendo xixi em todo canto e saiba o que fazer

Entenda por que o seu gato está fazendo xixi em todo canto e saiba o que fazer
Entenda por que o seu gato está fazendo xixi em todo canto e saiba o que fazer
Entenda por que o seu gato está fazendo xixi em todo canto e saiba o que fazer (Foto: Manja Vitolic/Unsplash)

Seu gato começou a fazer xixi fora da caixa de areia de repente? De acordo com especialistas, esse comportamento pode ser um sinal de que algo está errado.

Veja também:

+ Cuidado: xixi e cocô fora de lugar podem esconder problemas de saúde sérios em gatos
+ Grávidas pode limpar as caixas de areia dos gatos? A ciência responde
+ Sustentabilidade: saiba como apagar as patinhas de carbono do seu pet

Uma das principais razões para esse comportamento repentino pode ser uma doença médica que está impedindo seu gato de fazer xixi corretamente na caixa de areia ou fazendo com que ele urine incontrolavelmente. Problemas médicos comuns que afetam a micção em gatos incluem:

  • Pedras na bexiga ou inflamação;
  • Diabetes;
  • Infecções do trato urinário;
  • Doença da tireóide;
  • Artrite;
  • Câncer.

Se o seu gato tem uma condição médica não diagnosticada, você pode notá-lo se esforçando para fazer xixi ou tentando fazer xixi com frequência com muito pouca produção, explicou Chyrle Bonk, veterinária da PetKeen, ao site Inverse.

O xixi do seu gato também pode parecer turvo ou sangrento ou ter um cheiro estranho. De qualquer forma, você deve consultar um veterinário imediatamente.

“Uma vez que um gato está indo para a ninhada de forma confiável, qualquer mudança nesse comportamento indica um problema”, disse Molly DeVoss, especialista em treinamento felino certificada que administra a Cat Behavior Solutions, sem fins lucrativos, à Inverse.

“Para descartar uma condição de saúde, a primeira coisa a fazer é visitar seu veterinário para um exame físico e exame de urina”, sugeriu Lindsay Butzer, veterinária afiliada à empresa de animais de estimação Zesty Paws, à Inverse.

Se o seu veterinário puder descartar doenças físicas, a causa da micção incomum do seu gato pode estar enraizada em problemas comportamentais. Uma caixa de areia em um lugar que seu gato considera muito movimentado, mudar para uma nova casa ou introduzir outros animais de estimação em casa podem ser gatilhos para esse comportamento.

Marcação de território

Há outra razão pela qual seu gato pode estar fazendo xixi fora da caixa de areia: insegurança territorial. Ao coabitar com outros gatos, ou até mesmo ver outros felinos pela janela, seu animal de estimação pode apresentar um comportamento territorial, como fazer xixi.

Se você tiver mais de um gato em casa, certifique-se de ter mais de uma caixa de areia. Para uma casa com vários gatos, DeVoss também sugere manter caixas de areia descobertas espalhadas por toda a casa, sem oportunidades para outros animais de estimação obstruí-las.

“Em sua casa, se houver um gato sutilmente intimidando o outro, ele não vai querer entrar em uma caixa onde está preso e vulnerável a uma emboscada”, disse DeVoss ao site Inverse.

Como fazê-lo parar de fazer xixi em todos os lugares?

Como não há uma única razão pela qual os gatos podem exibir esse comportamento, você deve consultar seu veterinário assim que perceber para solucionar possíveis soluções.

“O primeiro passo deve ser consultar seu veterinário primário para garantir ou descartar quaisquer possíveis razões de saúde subjacentes a esse comportamento e diagnosticar a causa subjacente pela qual seu gato está eliminando fora da caixa de areia”, disse a comportamentalista veterinária certificada Katherine Pankratz à Inverse.

Se o seu gato está evitando a caixa de areia, você também pode tentar trocar a areia por outra. Ao contrário de outras espécies, os gatos normalmente não precisam de treinamento no penico. “Os gatinhos naturalmente começam a usar a caixa de areia assim que são desmamados; não deve haver muito treinamento para isso”, explicou DeVoss.

É importante que você encontre uma caixa de areia que atenda às preferências altamente específicas do seu gato, incluindo tamanho da caixa, tipo de areia, localização e acessibilidade. Alguns gatos podem querer mais espaço para se virar, então considere investir em uma caixa de areia maior com alguma privacidade.



  • Back to top