Entenda por que donos ‘espelham’ a personalidade dos seus cães ou gatos - Pet é pop

Entenda por que donos ‘espelham’ a personalidade dos seus cães ou gatos

Entenda por que donos ‘espelham’ a personalidade dos seus cães ou gatos
Entenda por que donos ‘espelham’ a personalidade dos seus cães ou gatos
Entenda por que donos ‘espelham’ a personalidade dos seus cães ou gatos (Foto: Zigmars Berzins/Pixabay)

Uma pesquisa recente buscou responder à pergunta que muitos donos de cães ou gatos gostariam de saber: por qual motivo espelhamos a nossa personalidade nos pets?

Veja também:

O psicólogo Richard Wiseman pediu às pessoas que classificassem seus animais de estimação por coisas como simpatia e neuroticismo. Mais da metade dos donos de peixes disseram que seus amigos tinham um bom senso de humor.

Os peixes aparentemente apreciam uma piada mais do que gatos, cavalos e pássaros, mas não tanto quanto os cães. Os répteis não conseguem ver o lado engraçado das coisas, de acordo com seus donos.

A pesquisa também pediu que as pessoas se avaliassem. “Os donos de peixes eram os mais felizes, os donos de cães eram os mais divertidos, os donos de gatos os mais confiáveis ​​e emocionalmente sensíveis e os donos de répteis os mais independentes”, relatou Wiseman em seu site da Quirkology.

Havia grandes diferenças de personalidade, observou ele. E aqui está o argumento decisivo: a maioria das pessoas atribuiu as características que possuíam aos seus animais também. Em outras palavras, vemos nossos animais de estimação como reflexos de nós mesmos.

Wiseman comentou: “Os resultados revelaram semelhanças significativas entre a personalidade dos donos e de seus animais de estimação. Estudos anteriores revelaram que os donos muitas vezes mostram uma semelhança física com seus animais de estimação, e este trabalho sugere que eles também podem pensar da mesma forma.”

“Curiosamente, essa semelhança aumentou ao longo do tempo, sugerindo que os animais de estimação podem lentamente chegar adotar a personalidade de seu dono, ou vice-versa”, concluiu ele.

  • Back to top