Entenda o que o seu gato tenta dizer pra você quando ronrona - Pet é pop

Entenda o que o seu gato tenta dizer pra você quando ronrona

Entenda o que o seu gato tenta dizer pra você quando ronrona
Entenda o que o seu gato tenta dizer pra você quando ronrona
Entenda o que o seu gato tenta dizer pra você quando ronrona (Foto: Milada Vigerova/Unsplash)

Os gatos são muito difíceis de ler. Apesar de fofos, eles costumam ser considerados mais esquivos do que os cães. Por isso, pode ser complicado tentar entender o que o seu gato está tentando te dizer quando ronrona.

Veja também:

+ Por que os gatos ronronam? Há mais de uma razão, segundo a ciência
+ Decisão de sacrificar 154 gatos apreendidos em operação de contrabando revolta a comunidade pet
+ 9 coisas que talvez você não saiba sobre os dentes do seu gato

De acordo com o especialista em comportamento e bem-estar de gatos, Jackson Galaxy, embora a comunicação do gato seja complexa, a maioria das pessoas que compartilham sua casa com um felino concordará que um ronronar é um bom sinal de que seu animal está feliz.

No entanto, a realidade é mais complicada.

Como os gatos ronronam?

Como os gatos conseguem fazer esse som tem sido objeto de muito debate na comunidade científica. De acordo com a Galaxy, assim como as relações dos humanos com os gatos podem ser misteriosas, a ciência é igualmente curiosa.

“Existem teorias concorrentes sobre quando e por quê”, disse ele ao site Newsweek. Antes, pensava-se que o sangue que flui para a veia cava inferior pode estar relacionado ao ronronar, até que mais pesquisas sugeriram que o ruído vinha dos músculos da laringe do gato.

Segundo a especialista em gatos Dra. Mikel Delgado, os músculos da garganta abrem e fecham a glote, que controla as cordas vocais. “Os movimentos resultam em uma vibração do ar que provoca o som de ronronar. Os movimentos musculares são provavelmente sinalizados pelo cérebro em resposta, geralmente, ao prazer e felicidade.”

Por que os gatos ronronam?

Embora normalmente ocorra em gatos felizes, não é a única vez que um gato começa a fazer essa vocalização. “Os gatos ronronam por alguns motivos, mas achamos que o principal é a promoção do vínculo mãe-gatinho durante a amamentação”, explicou Delgado. “Essa experiência de bem-estar provavelmente estabelece o ronronar como uma resposta ao conforto e prazer na idade adulta.”

Os gatos também podem ronronar em momentos de angústia, como quando estressados, feridos ou mesmo no final de suas vidas. Se você já achou os sons do seu animal de estimação calmantes, é porque eles ronronam em uma faixa entre 25 e 150 Hz. Um estudo chegou a sugerir que o ronronar tem propriedades curativas.

O que meu gato está tentando me dizer?

Apenas ouvir seu gato ronronar é um indicador de um vínculo estreito. “É muito importante, está relacionado à intimidade do relacionamento”, disse a especialista Lisa Stemcosky. Um ronronar mais frenético, acrescentou ela, geralmente é um sinal de que seu gato quer algo de você ou de outro gato, como comida.

Aprender a entender a maneira como seu gato se comunica com você requer um pouco de paciência. “Os gatos podem ser sutis e podem ser bastante individuais em seus gostos e desgostos. Depois de prestar atenção ao seu comportamento e linguagem corporal, não é tão difícil entender o seu gato”, acrescentou Delgado.

A linguagem corporal dos felinos é complexa, mas para entender o seu gato você deve prestar atenção aos sinais visuais, como a posição das orelhas, olhos, cauda e bigodes. Outras vocalizações importantes para ouvir incluem miar, assobiar, rosnar e uivar.

Por que meu gato não está ronronando?

Nem sempre há razões claras pelas quais um gato pode não ronronar, mas Delgado citou um estudo de 2017 publicado na Behavioral Processes que descobriu que os gatos com mais problemas de comportamento eram menos propensos a ronronar, sugerindo que a falha em ronronar pode indicar que seu gato está passando por estresse .

Para o Galaxy, porém, tudo se resume ao gato individual. “Isso tudo é completamente anedótico, mas eu não ficaria preocupado… Se seu gato sempre foi como uma máquina de ronronar, e de repente eles param, então sim, você deve se preocupar”, aconselhou ele.

“Se o seu gato nunca ronronou antes, e de repente, está deitado lá e ronronando sem motivo aparente. Novamente, você provavelmente deve se preocupar, é apenas conhecer o seu gato”, explicou Galaxy.

  • Back to top