Entenda 6 comportamentos peculiares dos gatos - Pet é pop

Entenda 6 comportamentos peculiares dos gatos

Entenda 6 comportamentos peculiares dos gatos
Entenda 6 comportamentos peculiares dos gatos
Entenda 6 comportamentos peculiares dos gatos (Foto: Eric Han/Unsplash)

Ter um gato em casa é muito interessante, especialmente por conta dos comportamentos peculiares que eles exibem. Confira o que os especialistas sabem sobre alguns deles!

Veja também:

De acordo com a especialista em comportamento animal, Emma Grigg, entender por que o seu gato faz algumas dessas coisas que os donos consideram “bizarras” pode ajuda a estreitar o relacionamento entre o humano e o felino.

Por isso, confira algumas dúvidas comuns sobre comportamentos comuns dos gatos e suas explicações:

1. Como os gatos mostram afeto?

Ao contrário de um cachorro, os gatos são bem mais sutis na hora de demonstrar afeto para seus donos. Mas, você já deve ter percebido que, às vezes, seu felino gosta de esfregar a cabeça em sua canela. De acordo com a especialista, eles fazem isso porque uma glândula em suas bochechas é usada para marcar o cheiro, de certa forma, quando eles esfregam a cabeça em você eles estão te marcando como “território” deles, da maneira mais fofa possível.

2. Por que os gatos ronronam?

Segundo Emma, um dos equívocos mais comuns sobre os gatos é que eles ronronam apenas quando estão felizes. Embora o ronronar seja geralmente um sinal de contentamento, os gatos também ronronam quando estão feridos ou morrendo. Assim, acredita-se que o ronronar seja outra função de solicitar cuidado, atenção, conforto ou ajuda de um companheiro social.

3. Gostam de amassar o cobertor?
brown and white cat lying on pink textile
(Foto: Melody Less/Unsplash)

Os donos de gatos devem ter percebido que os gatos ficam massageando superfícies macias de vez em quando, sejam cobertores ou humanos. Emma disse que esse comportamento provavelmente é herdado de seus dias como filhotes. Ao mamar, os gatinhos tendem a massagear a mãe para ajudar na liberação do leite, além de ser um comportamento reconfortante.

4. Gorjeiam quando vêem pássaros?

Embora o raciocínio exato por trás dos gorjeios ocasionais dos gatos quando observam a presa não seja claro, os especialistas em comportamento animal acreditam que o som reflete sua animação, principalmente quando vêem presas que não conseguem pegar.

Já a tremedeira quando os gatos estão indo atacar os brinquedos podem ser explicados por diversos propósitos, como preparar seus músculos para dar um salto ou para obter uma visão melhor da presa e melhorar sua percepção de profundidade.

5. Gostam de erva-dos-gatos?

Em uma boa parte dos gatos (cerca de 50 a 75 por cento), uma pequena pitada de erva-dos-gatos em um brinquedo ou petiscos especiais pode mudar seu comportamento imediatamente. A reação dos gatos, no entanto, pode variar de felino para felino.

Alguns ficam muito maduros, outros ficam agressivos. Isso é explicado por conta do principal ingrediente ativo encontrado na planta: um óleo essencial conhecido como nepetalactona. O efeito, semelhante a uma droga no sistema nervoso central, começa através do olfato e produz uma reação aparentemente eufórica ou alucinógena em alguns gatos.

6. Deitam no meu computador?
Cat, Red Cat, Red-Headed Cat, Kitten, Cute, Fur, Dream
(Foto: Pixabay)

Ao contrário do que se pensa, os gatos não necessariamente estão tentando imitar seus movimentos quando deitam em cima do seu teclado enquanto você digita. De acordo com a especialista, eles gostam do local por conta do calor que fornece e para ter uma ligação social, ou seja, estar perto de nós, roubando nossa atenção. Além disso, gatos são naturalmente atraídos por itens que tem o nosso cheiro, ao mesmo tempo que marcam nossos pertences com o seu cheiro.

  • Back to top