Engenheiro cria esquis para que seu cão deficiente caminhe e brinque na neve - Pet é pop

Engenheiro cria esquis para que seu cão deficiente caminhe e brinque na neve

Engenheiro cria esquis para que seu cão deficiente caminhe e brinque na neve
Engenheiro cria esquis para que seu cão deficiente caminhe e brinque na neve
Engenheiro cria esquis para que seu cão deficiente caminhe e brinque na neve (Foto: Todd Blacksher)

Todd Blacksher sempre quis que Ash, o corgi da família, estivesse sempre ao seu lado. Para que ele possa acompanhá-lo nos passeios ao ar livre, ele decidiu criar esquis para Ash poder brincar na neve.

Veja também:

+ 580 mil deficientes visuais esperam por um cão-guia; só há 200 deles no Brasil
+ Cão que guardou o dono morto na neve está de casa nova e convive com mulher que se trata de câncer
+ Gato aventureiro faz viagens fantásticas com o dono e viraliza nas redes

Ash, de 11 anos, foi diagnosticado com uma doença degenerativa há cerca de um ano. “Levamos Ash ao estado do Iowa para uma ressonância magnética e descobrimos que ele tem mielopatia degenerativa (DM). Ele começou a perder força nas patas traseiras no início de 2020”, contou Todd à revista People.

“Devido ao Covid-19, não conseguimos levá-lo ao estado de Iowa para ver um especialista até setembro de 2020. Foi quando foi determinado que ele tinha DM, que é basicamente ELA (esclerose lateral amiotrófica) para cães. Foi nessa época que começamos a investigar cadeiras de rodas caninas. Lemos que é melhor começar a usar uma cadeira de rodas antes que eles realmente precisem”, acrescentou o dono sobre a jornada de seu canino.

Corgi Gets Skis for Wheelchair
(Foto: Todd Blacksher)

“Não demorou muito para ele se acostumar com a cadeira de rodas – nós o levamos para caminhadas diárias e ele se adaptou muito rapidamente”, disse Todd sobre os primeiros dias de Ash na cadeira de rodas, que o dono ajustou para acomodar o cão confortavelmente.

No entanto, mesmo que Ash se adaptasse bem ao movimento com uma cadeira de rodas, algumas atividades eram desafiadoras para ele, como correr em neve profunda. Antes do diagnóstico de DM de Ash, o cão adorava correr “em alta velocidade na neve”.

“Ash ama a neve mais do que qualquer outro cachorro que já vimos. Tudo começou quando ele era um cachorrinho”, contou Todd, que rapidamente percebeu que a cadeira de rodas não funcionava bem na neve.

“Pensamos em puxá-lo em um trenó, mas ele realmente quer correr na neve”, acrescentou ele. “Achei que deveria haver uma maneira de adaptarmos sua cadeira de rodas para funcionar na neve.”

Todd, que é um engenheiro, usou seus 30 anos de experiência de design e o 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS for Makers, uma plataforma de design que permite aos amadores dar vida às suas ideias, para criar um acessório de esqui para a cadeira de rodas de Ash.

(Foto: Todd Blacksher)

“Tirei algumas medidas de sua cadeira de rodas e comecei a trabalhar em algumas partes conceituais. Contamos a uma amiga o que estávamos fazendo e ela doou um par de esquis cross-country. Com a constante mudança do clima em Nebraska, eu sabia que queria os esquis devem ser facilmente removíveis “, relatou Todd sobre o processo de criação de esqui para cães.

“Depois de esboçar o design, imprimi algumas peças em nossa impressora 3D. Isso me permitiu verificar a forma/ajuste/função e fazer alguns testes. Funcionou muito bem, então fiz alguns pequenos ajustes no design e imprimi o peças que ele usa agora.”

Agora, Ash brinca na neve com a facilidade, com a energia de um filhote de cachorro. Todd espera que seu projeto de estimação inspire outras pessoas a criar coisas para melhorar a vida de seus amigos peludos. “Ash nos trouxe muita alegria, estamos apenas fazendo o que podemos para mantê-lo ativo e feliz!”, concluiu ele.

Corgi Gets Skis for Wheelchair
(Foto: Todd Blacksher)
  • Back to top