Empresa lança coleira inteligente que promete ser o Apple Watch do seu cão - Pet é pop

Empresa lança coleira inteligente que promete ser o Apple Watch do seu cão

Empresa lança coleira inteligente que promete ser o Apple Watch do seu cão
Empresa lança coleira inteligente que promete ser o Apple Watch do seu cão
Empresa lança coleira inteligente que promete ser o Apple Watch do seu cão (Foto: Reprodução/Instagram)

A empresa francesa Invoxia embarcou na tendência de rastreadores para animais de estimação e criou uma coleira inteligente, que também funciona como um GPS e rastreador de atividade para seu cão.

Veja também:

+ Dá para passear com gato usando guia e coleira; mas, lembre-se, ele não é um cão
+ Gato laranja é menos inteligente que os demais? A ciência responde
+ Vídeo: cachorro abraça morador de rua e corta corações na internet

Rastreadores de fitness caninos geralmente dependem de uma combinação de acelerômetros e sensores GPS, mas a abordagem da Invoxia é um pouco diferente.

Para monitorar sinais vitais, como frequência respiratória e cardíaca em repouso, a Invoxia disse que trabalhou com cardiologistas veterinários certificados para desenvolver IA de aprendizagem profunda que utiliza sensores de radar miniaturizados.

De acordo com Amélie Caudron, CEO da Invoxia, os radares são ideais, pois são capazes de fazer leituras, independentemente de quão peludo o seu cão seja. “Há um radar voltado para o pescoço e envia um sinal de rádio, e esse sinal não será refletido pelo cabelo”, disse ela ao The Verge.

“Portanto, não importa a quantidade de pelo ou cabelo, isso será refletido pela primeira camada de pele. Assim, o radar será capaz de saber a velocidade e o movimento da pele logo abaixo do colarinho”, acrescentou. Esses movimentos são então alimentados em um algoritmo que determina a frequência cardíaca e respiratória.

Amélie ainda apontou que a coleira pode ficar mais solta e confortável em volta do pescoço do cão. Esse não é o caso dos smartwatches e rastreadores de condicionamento físico que os humanos usam, que exigem um ajuste mais firme e um bom contato com a pele para obter leituras precisas de frequência cardíaca.

Dentre as opções disponíveis no mercado, a coleira da Invoxia se destaca pela combinação de um rastreador GPS tradicional com uma forma não invasiva de monitorar sinais vitais. É compatível com Bluetooth, Wi-Fi, GPS e LTE-M, e possui alertas de fuga e uma campainha embutida.

No entanto, é importante notar que a coleira da Invoxia é apenas para cães de médio a grande porte, pelo menos por enquanto. Isso porque é difícil miniaturizar a tecnologia de radar para um tamanho que seja confortável e leve o suficiente para animais de estimação menores, como cachorros e gatos toy.

A Invoxia afirmou que a coleira deve estar disponível no verão de 2022. Custará cerca de US $ 99 (cerca de R$ 561) para o colar em si e uma assinatura mensal adicional de US $ 12,99 (R$ 73) para os recursos de GPS.



  • Back to top