Emergência médica: Tudo o que você precisa saber sobre primeiros socorros para cães - Pet é pop

Emergência médica: Tudo o que você precisa saber sobre primeiros socorros para cães

Emergência médica: Tudo o que você precisa saber sobre primeiros socorros para cães
Emergência médica: Tudo o que você precisa saber sobre primeiros socorros para cães
Emergência médica: Tudo o que você precisa saber sobre primeiros socorros para cães (Foto: Freepik)

O conhecimento de primeiros socorros de seu animal de estimação pode te ajudar a salvar a vida dele no caso de uma emergência médica.

Veja também:

Primeiros socorros para animais de estimação são basicamente iguais aos primeiros socorros humanos. A principal diferença é que você não pode perguntar ao seu cão ou gato como eles estão se sentindo ou o que aconteceu com eles.

Saber o que é normal para o seu animal de estimação, para que você possa saber se ele não está certo, é uma das primeiras coisas ensinadas nos cursos de primeiros socorros para animais de estimação.

O Dr. Mark Hynes, veterinário da The Dog Clinic na Tasmânia, embora o conhecimento de primeiros socorros possa ser aplicado a qualquer animal, eles se concentram principalmente em cães. “Primeiros socorros é algo a ser feito em curto prazo antes de obter ajuda profissional”, disse ele ao site ABC Everyday.

Segundo ele, a primeira coisa que todos os donos de animais devem fazer é ter certeza de que têm o número de telefone de seu veterinário salvo em seu telefone. “Porque qualquer situação complicada que surgir, se o proprietário não estiver preparado ou se não souber o que fazer… chame seu veterinário ou até mesmo a equipe de administração, eles são treinados para ajudar nessas situações”, explicou ele.

Assim como os primeiros socorros humanos, é melhor para você fazer um curso com um veterinário treinado ou prestador de primeiros socorros para animais de estimação. Contate o seu veterinário local para encontrar um curso de primeiros socorros para animais de estimação em sua área que deve abranger situações específicas para sua região.

Aqui estão algumas dicas básicas sobre o que fazer em caso de emergência:
  • Tenha em mãos números de telefone importantes: salve o número de seu veterinário no seu celular ou escreva ele em um kit de primeiros socorros;
  • Mantenha-se seguro antes de correr para ajudar: você não pode ajudar seu animal de estimação se for ferido ou mordido por uma cobra;
  • Observe seu animal de estimação para que você possa dizer ao veterinário o que está acontecendo: a respiração dele mudou? Ele está segurando uma pata de forma diferente? Ele está comendo ou bebendo normalmente?
  • Trate feridas com sangramento aplicando pressão com um curativo antiaderente limpo;
  • Ao remover ferrões de abelha, evite apertar o saco superior: tente empurrá-lo lateralmente para removê-lo;
  • Leve seu animal de estimação ao veterinário o mais rápido possível para obter ajuda médica.
O que colocar em um kit de primeiros socorros para animais de estimação:
  • Uma toalha ou cobertor limpo: pode ser usado para confortar um cão ou gato ou ajudar a contê-los se estiverem em pânico;
  • Curativos não adesivos para feridas;
  • Ataduras de gaze;
  • Luvas descartáveis;
  • Pinças;
  • Focinheira ou transportadora para animais de estimação para ajudar a levar seu cão ou gato ao veterinário.
  • Back to top