É normal os gatos perderem os dentes? Especialista responde - Pet é pop

É normal os gatos perderem os dentes? Especialista responde

É normal os gatos perderem os dentes? Especialista responde
É normal os gatos perderem os dentes? Especialista responde
É normal os gatos perderem os dentes? Especialista responde (Foto: Bill Aboudi/Unsplash)

É normal que os gatos percam os dentes? Dependendo da idade, sim. Então, quando é hora de se preocupar com isso? Confira o que dizem os especialistas.

Veja também:

Os filhotes perdem os dentes de leite?

Assim como os humanos e todos os outros animais domésticos, os gatos passam por dois conjuntos de dentes ao longo de suas vidas: dentes de leite e dentes de gato adulto.

Dentes de leite

Com apenas algumas semanas de idade, os gatinhos começam a ter seus dentes de leite, também chamados de “dentes decíduos”.

Os incisivos (os pequenos dentes da frente) são os primeiros a sair, com 2 a 4 semanas de idade. Os pré-molares (dentes maiores na parte posterior da boca) são os últimos a aparecer com 5 a 6 semanas de idade, totalizando 26 dentes de leite.

Dentes de gato adulto

Por volta dos 4 a 7 meses de idade, os dentes permanentes (adultos) começarão a substituir os de leite. Pode ser que você nem mesmo veja eles, pois seu gatinho os perde durante as refeições ou nas brincadeiras.

Muito antes de seu primeiro aniversário, seu gatinho em crescimento deve ter 30 dentes permanentes. Exceto por lesões ou doenças bucais, eles devem manter seu gatinho mastigando até a velhice.

1. E se os filhotes não perderem os dentes de leite?

O problema dentário mais comumente encontrado em filhotes é a retenção dos dentes de leite. Se eles não forem perdidos quando os dentes permanentes correspondentes estiverem surgindo, isso pode resultar em posição e mordedura anormais, acúmulo de tártaro e placa bacteriana e até mesmo abscessos. Mas, normalmente não há complicações se os dentes de leite retidos forem removidos imediatamente por um veterinário.

2. É normal que gatos adultos percam os dentes?

Não é normal que gatos adultos percam algum dente. Em gatos adultos, a doença dentária pode começar a aumentar e a perda de dentes pode ocorrer em gatos que sofrem de problemas dentários graves.

Doença dentária e perda dentária em gatos adultos

Embora os gatos não desenvolvam cáries como os humanos, isso não os torna isentos de doenças dentárias e perda de dentes.

Na verdade, a doença dentária é uma doença felina tão comum que aproximadamente dois terços dos gatos com mais de 3 anos de idade apresentam algum grau de doença dentária. Obviamente, nem todas as perdas dentárias são causadas por doenças dentárias e nem todas as doenças dentais resultam em perda dentária.

Tal como acontece com os humanos, os gatos acumulam placa bacteriana na superfície dos dentes. Se a placa não for removida rapidamente, ela se mineraliza para formar tártaro. Se a doença dentária for detectada em um estágio inicial, uma raspagem e polimento dentário completo pode salvar a maioria dos dentes do seu gato.

No entanto, se a gengivite persistir sem tratamento, danos irreversíveis ao osso e aos ligamentos que sustentam o dente levarão a uma mobilidade dentária excessiva e eventual perda dentária. Se você perceber que está faltando um dente em seu gato adulto ou encontrar um dente de gato em sua casa, procure atendimento veterinário, pois esse é um dos principais sinais de doença dentária dolorosa.

  • Back to top