Doença da arranhadura dos gatos pode causar efeitos psicóticos, indica estudo - Pet é pop

Doença da arranhadura dos gatos pode causar efeitos psicóticos, indica estudo

Doença da arranhadura dos gatos pode causar efeitos psicóticos, indica estudo
Doença da arranhadura dos gatos pode causar efeitos psicóticos, indica estudo
Doença da arranhadura dos gatos pode causar efeitos psicóticos, indica estudo (Foto: Daga Roszkowska/Unsplash)

Um novo estudo revelou que uma bactéria é transmitida por meio de picadas de inseto e arranhões de gatos, e essa infecção está associada a sintomas psiquiátricos.

Veja também:

Com inteligência artificial, caixa para gatos ajuda a diagnosticar 7 doenças comuns
Doenças de pele levam 32% dos cães e 21% dos gatos ao veterinário
Gatos se recuperam rapidamente da Covid, e os cientistas querem saber como

Intitulado “Bartonella Associated Cutaneous Lesions (BACL) in People with Neuropsychiatric Symptoms“, o estudo foi publicado na revista Pathogens e ofereceu mais evidências na teoria de que uma bactéria chamada Bartonella, que é transmitida através de picadas de inseto e arranhões de gato, mas mais prevalente em o último, foi associado a sintomas psiquiátricos.

Os pesquisadores estudaram 33 participantes, dos quais 29 estavam infectados com a bactéria Bartonella. Vinte e quatro dos participantes infectados relataram o desenvolvimento de lesões semelhantes a estrias na pele, que se manifestaram juntamente com sintomas psicológicos. As lesões cutâneas foram consideradas um sinal comum da doença.

Os sintomas neuropsiquiátricos dos pacientes foram todos auto-relatados. Os sintomas incluíam confusão mental, distúrbios do sono, ansiedade, irritabilidade, dor de cabeça e depressão.

Os pesquisadores não foram capazes de identificar exatamente como os participantes foram expostos à bactéria. Uma coisa que a maioria dos participantes notou foi que eles tinham contato próximo com animais como cães, gatos, cavalos, pássaros e até répteis.

Além de possivelmente contrair a bactéria de animais, os insetos também eram conhecidos por transmiti-la. Alguns dos insetos identificados pelos pesquisadores incluem pulgas, piolhos, percevejos, mosquitos, aranhas e ácaros da sarna.

Os pesquisadores também foram muito cuidadosos para não estabelecer uma conexão definitiva entre os distúrbios do sistema nervoso e a doença da arranhadura do gato. O que eles destacaram no estudo foi que a Bartonella pode contribuir para os sintomas e lesões neuropsiquiátricas.

A doença da arranhadura do gato ou febre da arranhadura do gato é uma doença bacteriana transmitida por gatos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disseram que quando um gato infectado lambe uma ferida aberta de uma pessoa ou morde ou arranha uma pessoa, e isso quebra a superfície da pele, uma infecção pode ocorrer. A área infectada pode parecer inchada e a pessoa pode sofrer de dores de cabeça, falta de apetite, febre e exaustão.

  • Back to top