Dieta vegana mantém gatos saudáveis, diz estudo - Pet é pop

Dieta vegana mantém gatos saudáveis, diz estudo

Dieta vegana mantém gatos saudáveis, diz estudo
Dieta vegana mantém gatos saudáveis, diz estudo
Dieta vegana mantém gatos saudáveis, diz estudo (Foto: Luisella Planeta Leoni/Pixabay)

Pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, disseram que ficaram surpresos ao descobrir que os gatos ficam saudáveis com uma dieta vegana.

Veja também:

O questionário online descobriu que donos de gatos em dieta vegana disseram que seus gatos não tinham mais problemas de saúde do que felinos alimentados com dietas convencionais à base de carne.

Entre junho de 2018 e março de 2019, 1.325 proprietários de gatos no Canadá e nos EUA foram entrevistados, com pouco mais de 18% alimentando gatos com uma dieta baseada em vegetais.

No entanto, a pesquisadora principal do estudo, Sarah Dodd, advertiu que é importante observar que a pesquisa, publicada na BMC Veterinary Research, foi baseada nas percepções dos donos sobre a saúde de seus gatos.

“Ao interpretar os resultados de estudos baseados em pesquisas como este, uma coisa a ter em mente é que a falta de evidência não é evidência de falta de efeito”, disse Dodd em um comunicado. “Pode haver preconceitos que vêm de mãos dadas com estudos baseados em pesquisas.”

Dodd disse que os resultados do estudo foram surpreendentes, porque pesquisas anteriores mostram que os gatos, considerados carnívoros, precisam dos nutrientes da carne e sem eles podem sofrer de problemas de fígado, coração, pele e olhos.

Ela disse que a acidez de uma dieta à base de carne também pode ajudar os gatos a evitar problemas como distúrbios do trato urinário e cálculos renais, acrescentando que os pesquisadores esperam que os proprietários de gatos alimentados com dietas veganas relatem problemas de saúde.

Em vez disso, esses proprietários relataram menos distúrbios digestivos ou hepáticos do que aqueles cujos gatos se alimentavam de dietas convencionais e também disseram que seus gatos tinham mais condições corporais ideais do que gatos alimentados com dietas à base de carne.

No entanto, Dodd alertou que é possível que os desequilíbrios de nutrientes das dietas veganas levem anos para resultar em sintomas. “Idealmente, gostaríamos de poder realizar avaliações objetivas da saúde desses gatos”, acrescentou ela.

“Eu acho que este estudo é um bom ponto de partida, mas claramente, mais pesquisas são necessárias para entender completamente como os gatos em dietas baseadas em plantas estão se saindo”, explicou Dodd.

A pesquisadora aconselhou qualquer pessoa que considerasse uma dieta vegana para seu gato usar comida comercial em vez de uma dieta caseira e avisar um veterinário, para que qualquer problema potencial possa ser detectado precocemente.

  • Back to top