Nesta terça-feira, dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional dos Gatos nos EUA. Criada em 2005, a data comemorativa tem dois objetivos:
“Ajudar a esclarecer o público sobre o número de gatos que precisam ser resgatados a cada ano e para incentivar os amantes de gatos a celebrar o seu bichano durante a vida dele, pelo amor incondicional e companheirismo que esses animais nos concedem”, diz a associação que criou a efeméride.
- Fotos registram a adoração que celebridades têm por gatos
- Gatos ajudam na reabilitação de presidiários nos EUA
Se você tiver um gato, ignore o fato de a data ser gringa e ofereça algo especial para ele hoje: um petisco, carinho, brinquedo ou o programa predileto dele.
Agora, caso você não tenha, nas fotos abaixo mostramos seis características que tornam essas criaturas tão fascinantes.
Eles são engraçados
Mesmo quando têm um acesso de rabugice, os gatos fazem a gente rir com seus olhares e rostos expressivos.
Eles são atléticos
Ver um gato saltar faz a gente desconfiar que ele não tá nem aí para a lei da gravidade. Por ironia, Isaac Newton, o homem que desvendou a gravidade, é tido como o inventor da portinhola para felinos.
Eles são exigentes
Com os gatos não tem hipocrisia. Quando gostam ou rejeitam alguma coisa, suas línguas e expressões deixam claro o que pensam a respeito.
Eles são espiões
Nada como um bom esconderijo e a sensação de ver sem estar sendo visto.
Eles são carinhosos
Sem essa de que afeto é uma característica eminentemente canina. Se estiverem confortáveis, gatos são amáveis com os colegas de espécie, humanos e até cães!
Eles são bravos
Jamais pise no calo de um bichano. Um gato contrariado lembra assustadoramente seu parentesco com tigres, leões, panteras, onças… Mas logo voltam à fofura normal!