Deu vontade de adotar um cão? Responda às perguntas e veja se está preparado - Pet é pop

Deu vontade de adotar um cão? Responda às perguntas e veja se está preparado

Deu vontade de adotar um cão? Responda às perguntas e veja se está preparado



Adotar um cão ou qualquer outro animal de estimação é sempre tentador, mas é preciso lembrar que os pets exigem uma série de cuidados. Responda às perguntas abaixo e veja se você está preparado para o compromisso de dar ao novo cãozinho uma vida feliz e saudável. Afinal, a decisão não pode ser tomada por impulso.

Deu vontade de adotar um cão? Responda às perguntas e veja se está preparado
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Leia também:

Você pode dar uma vida feliz ao cachorro?

Essa é a pergunta número 1 antes da chegada do novo cãozinho ao seu lar. Lembre-se que o pet será um novo membro da família.

Você pode se comprometer a longo prazo?

Cachorros exigem comprometimento e dedicação, e não apenas em um curto prazo. O cuidado deve durar durante toda a vida deles, o que pode significar, em alguns casos, de 15 a 20 anos.

Você tem condições financeiras de manter um pet?

Cuidar de um cão pode ser bastante caro. Aqui uma lista com alguns itens que você deverá pagar ou comprar: comida, tigela de água, coleira, brinquedos, caminha, consultas veterinárias, medicamentos, cirurgias em caso de emergências ou doenças, vacinas, banho, tosa e muito mais.

Você tem espaço suficiente na sua casa?

Ao considerar a hipótese de adotar um cão, não se esqueça que os filhotes crescem. O tamanho da casa onde você mora irá determinar o porte do cão que você poderá adquirir. Se você mora em um pequeno apartamento, por exemplo, um cachorro grande não é o animal de estimação ideal para você.

Deu vontade de adotar um cão? Responda às perguntas e veja se está preparado
Imagem de mac231 por Pixabay

Você tem tempo suficiente para o seu cão?

Sua vida já está uma correria, você terá tempo para alimentar, cuidar, treinar, brincar e passear com o seu cão? Os animais demandam bastante atenção, principalmente quando filhotes.

Você pode se comprometer a levar seu cão para passear?

Todos os cães precisam passear diariamente. A quantidade de tempo de cada passeio irá variar de acordo com a raça do seu cão. Faça chuva, sol, frio, calor, você ainda terá de levá-lo para fazer exercícios. Se você não puder passear com o seu cão regularmente, ele pode ficar entediado ou com sobrepeso, afetando sua saúde física e mental.

Você pode fazer companhia para o seu cão?

Os cães não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e precisam de uma rotina e de companhia para se sentirem bem. Se você fica o dia todo fora de casa por causa do trabalho, pergunte a si mesmo se é ou não uma boa ideia adotar um pet.

Você já conversou sobre o assunto com a sua família?

Adotar um novo cão gera um impacto na vida de toda a família. É essencial que as pessoas que vivam com você estejam de acordo com essa decisão. Nunca dê um filhote de cachorro de presente surpresa para alguém, mesmo para uma criança. Consentimento é palavra de ordem nesse caso.

Você será capaz de confortar seu filhote enquanto ele se adapta?

Chegar em um novo lar pode ser muito estressante para um filhote. Durante o período de adaptação, o seu cãozinho vai precisar de conforto e segurança. Deixá-lo sozinho por longos períodos pode causar problemas comportamentais em seu pet.

Seu novo filhote se dará bem com seus outros animais de estimação?

Se você já tem outro cachorro ou qualquer outro animal de estimação, considere como eles podem reagir com a chegada de um novo membro para a família. Você pode testar a reação dos seus pets convidando o cão de algum amigo para ir até a sua casa.

Você está preparado para lidar com a sujeira do seu cão?

Enquanto o seu cão ainda estiver em treinamento, ele provavelmente fará cocô e xixi pela casa, além de roer móveis e soltar pelos pela casa. Você está pronto para esse compromisso adicional de limpeza, até mesmo tarde da noite?

Não está pronto? Não desanime!

Se você respondeu às perguntas e percebeu que ainda não está pronto para adotar um cão, não fique triste. Talvez as circunstâncias apenas não sejam adequadas nesse momento e você precisa esperar mais um pouco para poder oferecer uma vida feliz e saudável para um animal de estimação.

Leia também:

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top