Decifre as expressões e a linguagem corporal do seu gato - Pet é pop

Decifre as expressões e a linguagem corporal do seu gato

Decifre as expressões e a linguagem corporal do seu gato



Decifre as expressões e a linguagem corporal do seu gato
Imagem de photosforyou por Pixabay

Feliz, relaxado, estressado, chateado, os animais de estimação podem apresentar uma grande variedade de estados de espírito. Para ter uma ideia do humor do seu gato, você precisa aprender a decifrar suas expressões e sua linguagem corporal. Pensando nisso, o site PetMD preparou um guia para ajudá-lo a entender melhor o seu bichano.

Veja também:

Relaxado

Um gato relaxado geralmente fica deitado de lado ou de costas com as patas traseiras esparramadas, com o rabo praticamente parado e os olhos fechados ou parcialmente fechados. Se seu bichano “pisca devagar”, esse é um indicativo de que confia em você. Quando estão tranquilos, suas orelhas ficam levantadas e apontando em direção neutra. Ele pode ainda estar ronronando ou amassando as patinhas.

Feliz

Um gato feliz é mais ativo do que um bichano relaxado. O seu pet pode arquear as costas ao se esfregar em você, mas de uma forma lenta e tranquila. O rabo dele estará, geralmente, para cima e pode até parecer um ponto de interrogação com a ponta levemente curvada. Ele pode piscar lentamente para você ou dar-lhe algumas leves cabeçadas. Um gato feliz fica com as orelhas levantadas e apontando para frente. Além disso, pode miar ou ronronar.

Brincalhão ou curioso

A linguagem corporal de um gato curioso lembra a de um felino caçador. Seu rabo pode tremer ou se contorcer de excitação ou ainda ficar reto durante a brincadeira. Os olhos de um gato brincalhão estarão intensamente focados em um objeto ou em um brinquedo. Alguns felinos fazem barulho enquanto brincam, mas a maioria fica em silêncio. Enquanto se divertem, os gatos podem espreitar, morder, atacar ou ter outros comportamentos típicos de caçadores. Caso eles comecem a rosnar ou achatar as orelhas, é um indício de que a brincadeira se transformou em frustração ou raiva e deve ser interrompida.

Estressado ou com medo

Um gato estressado geralmente tenta se esconder, levado por seu instinto de fugir do problema. Se ele não tiver essa opção, pode apresentar uma posição corporal tensa e começar a se escovar de forma repetitiva no mesmo local. Outro sinal inconfundível de que um bichano está com medo é a pose de “gato de Halloween” – costas arqueadas e rabo levantado para parecer maior. Seu rabo pode estar agitado, e suas pupilas, dilatadas. Gatos estressados podem fazer suas necessidades fora da caixa de areia e podem também andar com as costas retas e orelhas, cabeça e rabo para baixo.

Decifre as expressões e a linguagem corporal do seu gato
Imagem de Candid_Shots por Pixabay

Veja também:

Irritado ou agressivo

Às vezes, a agressividade de um gato não é detectada até que seja tarde demais e ele já tenha arranhado ou mordido uma pessoa. Os felinos têm pavio curto e a raiva deles pode aumentar rapidamente quando estão estressados. Basta ficar atento às expressões e à linguagem corporal do seu gato para decifrar isso. O bichano pode “congelar” antes de atacar e bater o rabo, assim como olhar fixamente para o ponto de tensão. Um gato com orelhas para trás, mostrando os dentes ou emitindo sons, como rosnados, está definitivamente zangado.

Se você notar esses sinais, afaste-se do animal com calma e dê um tempo para ele se acalmar. Nunca se aproxime de um gato que apresente esses comportamentos, é um aviso de que pode ocorrer ferimentos graves. Caso tenha sido mordido ou arranhado por um bichano, procure um veterinário.

Doente ou ferido

Pode ser muito difícil saber quando um gato está doente ou ferido até que sua condição seja grave. Os sinais de que seu bichano pode estar doente incluem desaparecimento por longos períodos, falta de apetite ou de sede, respiração com a boca aberta, respiração ofegante. Além disso, fique atento se ele fizer suas necessidades fora da caixa de areia, estiver mancando ou emitindo sons, como uivos. Se você notar algum desses comportamentos, entre em contato com um veterinário rapidamente.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top