Dar ou não leite para o meu gato? A ciência responde - Pet é pop

Dar ou não leite para o meu gato? A ciência responde

Dar ou não leite para o meu gato? A ciência responde
Dar ou não leite para o meu gato? A ciência responde
Dar ou não leite para o meu gato? A ciência responde (Foto: Krzysztof Pluta/Pixabay)

Os gatos podem tomar leite? Apesar do estereótipo de que os felinos são apaixonados por leite, para a maioria dos gatos, o leite não é uma boa escolha e pode causar sérios problemas de saúde.

Veja também:

+ Estudo indica que cães alimentados com dieta à base de plantas vivem mais
+ Vídeo fofo: dono mostra o que fazer quando o seu gato mia ao ver que você vai sair
+ Proteção: confira as 10 raças de cães mais corajosas

De acordo com especialistas, a maioria dos gatos são intolerantes à lactose. Os gatinhos recém-nascidos começam suas vidas com lactase suficiente (a enzima responsável pela quebra da lactose) para que possam se beneficiar de todos os nutrientes que o leite materno fornece.

Após esse período, as mães gatas começam a desmamar seus filhotes a partir das quatro semanas e, quando completam oito a 10 semanas, os gatinhos estarão se alimentando somente de alimentos sólidos.

Também durante o período de desmame, os gatinhos começam a perder a capacidade de digerir o açúcar encontrado no leite. Quando atingem a maturidade, os gatos não tem mais lactase suficiente para quebrar a lactose.

Por isso, quando eles bebem leite, a lactose não digerida permanece em seus intestinos, onde pode ser fermentada por bactérias no cólon e produzir ácidos graxos voláteis, resultando em dor de estômago, vômito, dor abdominal, desidratação e perda de apetite, mas o sintoma mais comum de intolerância à lactose em gatos é a diarreia dentro de 8 a 12 horas.

Com o tempo, se um gato beber leite constantemente e depois tiver incidências regulares de diarreia, isso pode levar a complicações críticas de saúde, incluindo a morte por desidratação.

Especialistas ressaltam que nem todos os gatos são intolerantes à lactose. Se você já deu leite ao seu gato e ele não apresentou sintomas, ele ainda pode ter lactase suficiente para beber um pouco de leite sem problemas.

Dar a ele uma pequena quantidade de leite (apenas uma colher de sopa ou algo assim) não deve fazer mal. Se ele não apresentar nenhum sintoma, pode ser bom dar-lhe uma guloseima ocasional de leite, mas converse com seu veterinário primeiro.

A maioria dos veterinários concorda que, como os gatos não precisam de leite para obter seus nutrientes e existem muitas outras maneiras de dar um mimo ao seu gatinho, os possíveis problemas não valem o risco. Por isso, é melhor oferecer água para que seu gato permaneça hidratado.

Os gatos não costumam beber água parada, então garanta que ele sempre tenha água fresca disponível. Caso ele não esteja tomando água suficiente, converse com seu veterinário para inserir uma dieta úmida, que dará ao seu felino uma quantidade maior de água do que o alimento seco.



  • Back to top