Cuidado: xixi e cocô fora de lugar podem esconder problemas de saúde sérios em gatos - Pet é pop

Cuidado: xixi e cocô fora de lugar podem esconder problemas de saúde sérios em gatos

Cuidado: xixi e cocô fora de lugar podem esconder problemas de saúde sérios em gatos
Cuidado: xixi e cocô fora de lugar podem esconder problemas de saúde sérios em gatos
Cuidado: xixi e cocô fora de lugar podem esconder problemas de saúde sérios em gatos (Foto: Thewonderalice/Unsplash)

Seu gato está fazendo xixi e cocô fora da caixa de areia? De acordo com especialistas, isso pode significar mais do que apenas um problema de comportamento.

Veja também:

+ Pesquisa gigantesca levanta 7 traços de personalidade dos gatos
+ Seu gato está babando? Saiba se você deve se preocupar
+ Família leva susto ao reencontrar gato que ‘ressuscitou’: ‘Cremamos o errado’

Segundo a especialista em comportamento animal Karen Wild, esse é um problema comum entre os gatos, no entanto, é importante não ignorar ou esperar que as coisas melhorem magicamente.

Ela sugere que a primeira coisa a fazer é consultar um veterinário. O hábito pode ter relação com alguns problemas de saúde , dor ou velhice. Mesmo algo como dor de dente pode fazer os gatos irem ao banheiro no lugar “errado”, porque a dor afeta seu comportamento de várias maneiras.

Caso o médico descarte problemas de saúde, entenda se o seu gato está tentando marcar o território ou não. Esta é a diferença entre eles fazerem xixi ou cocô no lugar “errado” porque eles só precisam ir ao banheiro, talvez incapazes de sair, relutantes ou com muito medo de ir ao banheiro em um local mais apropriado.

Todos os gatos usam o cheiro para estabelecer o território, e muitas vezes usam isso como uma forma de permitir que outros gatos saibam que este é o espaço “deles”. Pode ser que eles não se sintam seguros ou estejam indicando outras informações felinas para outros gatos.

“Na maioria das vezes, isso ocorrerá em novos itens dentro da casa ou quando houver uma agitação enquanto o gato tenta restabelecer um ambiente de cheiro familiar”, explicou Karen.

Ela também explica que, se você tiver mais de um gato, isso também pode ser um motivo para ir ao banheiro fora da caixa de areia. “Anote se sua linguagem corporal está relaxada ou não perto do outro e tente dar-lhes espaço adicional, esconderijos e mais estações de alimentação para que haja pouca necessidade de competição”, sugere a especialista.

Os gatos são geralmente animais muito limpos e podem esperar uma bandeja sanitária maior do que a que você forneceu. Além disso, uma capa pode ajudar seu gato a se sentir um pouco mais reservado, isso é especialmente importante se você tiver mais de um gato em casa.

Também é possível que gatos em sua área local estejam causando os problemas. Se eles estão se aproximando de sua casa, olhando através das janelas ou através do jardim, seu gato pode estar se sentindo ameaçado. Se esse for o caso, tente bloquear o acesso visual, não dê a outros gatos “pontos de apoio” onde eles possam aterrorizar seu pobre gato de até mesmo viver em sua própria casa.

  • Back to top