Cuidado: O mau hálito do seu cão pode ser indício de problemas bem piores - Pet é pop

Cuidado: O mau hálito do seu cão pode ser indício de problemas bem piores

Cuidado: O mau hálito do seu cão pode ser indício de problemas bem piores



Cuidado: O mau hálito do seu cão pode ser indício de problemas bem piores
Cuidado: O mau hálito do seu cão pode ser indício de problemas bem piores (Foto: Sunija Vijayan/Unsplash)

Os cães devem fazer uma limpeza dentária feita por um veterinário pelo menos uma vez por ano. Se o hálito do cachorro está insuportável, é hora de uma visita ao veterinário.

Veja também:

Mau hálito pode indicar que seu cão tem problema de saúde
Confira 8 dicas caseiras para acabar com o mau hálito do seu cão
Saúde bucal: Aprenda a cuidar dos dentes do seu cão e evite uma série de doenças

Assim como as pessoas, os cães precisam de limpezas profissionais regulares para remover a placa bacteriana e o acúmulo de tártaro que a escovação sozinha não consegue remover.

O mau hálito crônico também pode indicar um problema de saúde maior. Na maioria das vezes, o mau hálito de um cão é causado por doença dentária ou gengival, e cães pequenos são especialmente propensos a placa bacteriana e tártaro.

No entanto, o mau hálito contínuo pode indicar problemas médicos na boca, sistema respiratório, trato gastrointestinal ou órgãos de um animal de estimação.

Dicas para combater o mau hálito canino:
  • Leve seu cão para o veterinário para que ele possa examinar os dentes e se certificar de que não há problemas médicos subjacentes que possam ser culpados;
  • Alimente seu cão com alimentos de alta qualidade e de fácil digestão;
  • Escove os dentes deles frequentemente com pasta de dente especialmente formulada para pets. Escovas de dente e creme dental para animais de estimação podem ser encontrados na seção odontológica da maioria dos petshops;
  • Forneça brinquedos de mastigação duros, porém seguros, que permitem que os dentes do cão sejam limpos pelo processo natural de mastigação;
  • Faça limpezas dentais anuais nos dentes do seu cão.
O que acontece durante uma limpeza dental?

O procedimento no cão deverá ser feito com ele dormindo, ou seja, o veterinário fará exames de sangue com antecedência para ter certeza que estão saudáveis o suficiente para serem anestesiados.

Durante o procedimento, os dentes serão limpos e polidos com equipamentos profissionais que removem o tártaro e a placa bacteriana e alisam a superfície dos dentes.

Depois de concluída a limpeza, o animal será cuidadosamente retirado da anestesia e, após algumas horas de recuperação, terá alta para ir para casa.

Antibióticos ou analgésicos podem ser necessários após o procedimento, dependendo da extensão da doença ou do acúmulo, e se algum dente precisou ser extraído durante a limpeza. As instruções serão informadas ao dono, e a maioria dos animais de estimação precisará comer alimentos macios por alguns dias.

Se o hálito de um cachorro de repente ficar com um odor incomum, procure por objetos estranhos ou protuberâncias em sua boca. Às vezes, o mau hálito pode ser causado por um pedaço de comida que ficou preso ou até mesmo por um tumor. Se houver tumores detectados dentro da boca do cão, leve-o imediatamente a um veterinário.

Sintomas que sinalizam problemas médicos que precisam de atenção imediata:
  • Hálito anormalmente doce ou frutado pode indicar diabetes, principalmente se o cão tiver bebido água e urinado com mais frequência do que o normal;
  • Uma respiração com cheiro de urina pode ser um sinal de doença renal;
  • Um odor desagradável incomum acompanhado de vômito, falta de apetite ou córneas ou gengivas tingidas de amarelo podem indicar um problema de fígado;

O atendimento odontológico é muito importante para a saúde de nossos animais de estimação. Se o hálito do cão não estiver fresco e as hastes dentais simplesmente não o estiverem cortando, é hora de fazer um check-up para descartar quaisquer problemas médicos graves.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top