Criados por humanos, filhotes de lobo desenvolvem a mesma conexão que os cães - Pet é pop

Criados por humanos, filhotes de lobo desenvolvem a mesma conexão que os cães

Criados por humanos, filhotes de lobo desenvolvem a mesma conexão que os cães
Criados por humanos, filhotes de lobo desenvolvem a mesma conexão que os cães
Criados por humanos, filhotes de lobo desenvolvem a mesma conexão que os cães (Foto: M L/Unsplash)

Um novo estudo sobre a domesticação de animais descobriu que filhotes de lobo criados por humanos podem desenvolver um apego semelhante aos cuidadores.

Veja também:

+ Lobo japonês extinto é o parente mais próximo dos cães atuais já encontrado
+ Gatos com eterno ar de enfezado disputam trono vago da lenda Grumpy Cat
+ Estrelas do TikTok, cães e gatos ‘falantes’ inspiram estudo sério sobre comportamento animal

As descobertas complementam os resultados de estudos anteriores em que os lobos brincavam de buscar, assim como os cães.

Para o estudo, realizado na Universidade de Estocolmo, a ecologista comportamental Christina Hansen Wheat e colegas compararam a ligação de 12 huskies do Alasca de duas ninhadas e 10 lobos cinzentos europeus de três ninhadas. Todos os animais foram criados por humanos a partir dos 10 dias de idade.

Os pesquisadores desenvolveram uma série de testes para comparar o apego de ambas as raças para descobrir se os cães evoluíram de lobos para se tornarem inatamente apegados aos humanos.

Nos primeiros dois meses de vida, os animais foram alimentados à mão por seus cuidadores, que estiveram presentes durante todo o período. Aos quatro meses, a presença de seus cuidadores foi diminuindo gradativamente até que os animais ficaram sozinhos durante a noite.

A equipe descobriu que tanto lobos quanto huskies desenvolveram o mesmo apego aos humanos neste ponto de suas vidas, seja cumprimentando seus cuidadores, indo com eles em caminhadas ou procurando contato físico.

O estudo é particularmente pertinente dado que os cães que hoje são mantidos como animais de estimação são descendentes de lobos. A especialista explicou que a domesticação dos lobos começou há mais de 15.000 anos, tornando os cães uma das primeiras espécies de animais domesticados.

Ao comparar as duas raças em condições idênticas, o estudo permitiu aos pesquisadores abordar questões importantes sobre como a domesticação afeta o comportamento animal. No final das contas, o estudo levantou mais perguntas do que respondeu e a equipe continuará estudando o comportamento dos animais para entender melhor a relação entre os animais e os humanos.



  • Back to top