Criada por estudante, prótese de PVC recupera fratura em cachorrinha de rua - Pet é pop

Criada por estudante, prótese de PVC recupera fratura em cachorrinha de rua

Criada por estudante, prótese de PVC recupera fratura em cachorrinha de rua
Criada por estudante, prótese de PVC recupera fratura em cachorrinha de rua
Criada por estudante, prótese de PVC recupera fratura em cachorrinha de rua (Foto: Divulgação)

Aluno de Medicina Veterinária do grupo Ser Educacional, Edinaldo Pereira, cria protótipo de órtese para cães com materiais reciclados. A ideia surgiu após a cadela de rua Amora ter sido resgatada com uma fratura próxima do fêmur esquerdo e levada até o Centro de Zoonose da UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte, pertencente ao Grupo.

Veja também:

+ Joe Biden sofre fratura no pé enquanto brincava com seu cão
+ Gato se recusa a sair de perto do seu ‘avô’, que luta contra um câncer
+ Terapia com células-tronco recupera cadela lhasa apso com ruptura de ligamento

O procedimento necessário seria uma cirurgia, porém, como a Amora não tinha tutor, não foi possível realizá-la. Foi então que surgiu a ideia do estudante de criar uma prótese de órtese para tratar do problema e acalmar as dores da cachorrinha.

Para construir a peça, ele utilizou como materiais canos de PVC, parafusos e brocas. De acordo com a Médica Veterinária e professora da UNIJUAZEIRO, Annielle Fernandes, “o estudante conseguiu aplicar os conhecimentos sobre o aparelho locomotor (ossos, articulações e músculos) para trazer uma solução adequada de um ponto de vista biomecânico e compatível com a situação. As órteses são suportes fixados externamente ao corpo do animal e são muito utilizadas para auxiliar na locomoção, devolvendo uma certa autonomia e independência, bem como para imobilizar regiões lesionadas durante a recuperação. Elas amenizam a dor dando qualidade de vida ao paciente canino”. 

Amora (Foto: Divulgação)

Atualmente, a Amora está tendo uma boa recuperação com o tratamento, se adaptando bem com a órtese e voltando a andar, com auxílio de alguns medicamentos. Está sob cuidados de uma tutora provisória e na fila de adoção definitiva. 

A prótese de órtese é um grande passo na evolução da Medicina Veterinária, pois o equipamento tem como função alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo. Além de aliviar a dor do animal, ela ajuda a substituir um órgão, membro ou tecido para impedir deformidade e equilibrar insuficiências funcionais provocadas por problemas de saúde ou acidentes.

  • Back to top