Conheça os prós e os contras de dormir com o seu cão na cama - Pet é pop

Conheça os prós e os contras de dormir com o seu cão na cama

Conheça os prós e os contras de dormir com o seu cão na cama
Conheça os prós e os contras de dormir com o seu cão na cama
Conheça os prós e os contras de dormir com o seu cão na cama (Foto: Jamie Street/Unsplash)

Você tem o costume de dormir com seu cachorro na cama? Esse é um tópico de muito debate entre especialistas, que apontam lados positivos e negativos do hábito.

Veja também:

+ Especialistas explicam por que alguns gatos gostam de dormir na cabeça dos donos
+ Vídeos divertidos registram cães que não deixam dono dormir em paz
+ Vídeo hilário: dona monta danceteria para gatos dentro de casa

Confira os pontos positivos e negativos de dormir com um cachorro na cama:

Prós

1. Os cães oferecem vantagens para a saúde física e mental

De acordo com especialistas, dormir junto com um animal de estimação pode não apenas aumentar a quantidade de tempo de qualidade gasto com esse animal, mas, ao fazê-lo, aumentar os benefícios de saúde associados a ele.

2. Os cães fornecem uma sensação de segurança

Pessoas com sono pesado podem descansar melhor sabendo que seu companheiro canino irá alertá-los sobre uma emergência noturna, como um incêndio ou um intruso. Além disso, os cães ajudam os insones a descansar melhor. Pessoas que têm dificuldade para dormir relatam que a respiração rítmica de seus cães os ajuda a dormir. E as pessoas que normalmente dormem sozinhas sentem-se melhor deitadas ao lado de um ser vivo aquecido.

3. Os cães fornecem conforto e companhia

Dormir com seu cão também pode aumentar a sensação de conforto e companhia que ele proporciona, diminuindo a ansiedade e proporcionando uma sensação de segurança e proteção durante o sono.

Contras

1. Os cães podem perturbar o seu sono

Dependendo da raça, tamanho e temperamento, um cão na cama pode perturbar seu sono se virando e se mexendo ou simplesmente ocupando muito espaço para dormir. Alguns cães também roncam, aumentando ainda mais o risco de um sono interrompido.

2. Ter um cachorro na cama pode ser anti-higiênico

Carrapatos, pulgas, sujeira e pelos podem ser transferidos do cão para a cama. Também é possível que as pessoas com alergias possam descobrir que seus sintomas são agravados por ter um animal de estimação na cama. Existe também o risco de transmissão de doenças, tanto do cão para o ser humano e vice-versa.

3. Cães pequenos e frágeis correm perigo

Os veterinários alertam que cães muito pequenos e frágeis, como chihuahuas, por exemplo, podem ser colocados em risco e até mesmo feridos se o dono acidentalmente se deitar sobre eles durante a noite ou, até, se eles caírem da cama.

  • Back to top