Conheça Darwin, o primeiro cão conservacionista que protege abelhas nos EUA - Pet é pop

Conheça Darwin, o primeiro cão conservacionista que protege abelhas nos EUA

Conheça Darwin, o primeiro cão conservacionista que protege abelhas nos EUA
Conheça Darwin, o primeiro cão conservacionista que protege abelhas nos EUA
Conheça Darwin, o primeiro cão conservacionista que protege abelhas nos EUA (Foto: Reprodução/Instagram)

Conheça Darwin, de dois anos de idade, o primeiro cão conservacionista dos EUA especializado em localizar ninhos subterrâneos de abelhas.

Veja também:

+ Abelhas enfurecidas matam dois cães e picam policial 40 vezes
+ Conheça a mulher que viaja com tudo pago só para tomar conta de gatos alheios
+ Veja como é a vida nos mais exclusivos clubes caninos nos EUA

“Darwin não tem medo de um desafio”, disse a dona de Darwin, Jacqueline Staab, ao 9News. Jacqueline é uma pesquisadora de abelhas da Appalachian State University na Carolina do Norte. “Ele está pronto para ir e nós vamos encontrar todos eles.”

Encontrar ninhos pode ser difícil para os humanos. Jacqueline disse que experimentou vários outros métodos de detecção antes de aprender sobre cães caçadores de abelhas por meio de um artigo científico de 2011 que detalhou como os militares na Grã-Bretanha treinaram um cão para farejar ninhos de abelha.

Para ela, o primeiro passo para conseguir seu próprio canino farejador foi encontrar um cachorro com o temperamento adequado. Darwin, que é um cachorro da raça braco alemão de pelo curto, conhecido por suas habilidades de caça, começou seu treinamento aos seis meses de idade.

Jacqueline disse que foi difícil localizar um treinador disposto a ajudá-la em seu pedido especial. “Liguei para um monte de gente, e eles disseram, ‘O quê? Eu vou voltar para você nunca. Abelhas, você está louco?”, disse ela ao 9News.

Eventualmente, Jacqueline encontrou Highland K-9 em Harmony, na Carolina do Norte, que ajudou seu filhote a dominar a arte de detecção de abelhas. Darwin recentemente se juntou à dona em uma viagem ao Colorado para estudar as abelhas que vivem ao redor das montanhas de Park County e para mostrar suas habilidades de detecção de abelhas pela primeira vez.

Segundo a pesquisadora, como polinizadores, as abelhas têm um “valor intrínseco” aos ecossistemas em todo o país – especialmente em altitudes mais elevadas. “Obviamente, haverá efeitos ecológicos em cascata se perdermos os polinizadores fundamentais em qualquer ambiente, muito menos no alpino”, acrescentou ela.

Assim que Darwin descobre um ninho, ele alerta a pesquisadora sobre a localização, após o que sua dona registra o máximo de dados que puder. Assistir Darwin fazer seu trabalho especial, de acordo com ela.

Você pode aprender mais sobre Darwin e sua missão no site.

  • Back to top