Conheça as causas e saiba como tratar o mau hálito em seu gato - Pet é pop

Conheça as causas e saiba como tratar o mau hálito em seu gato

Conheça as causas e saiba como tratar o mau hálito em seu gato
Conheça as causas e saiba como tratar o mau hálito em seu gato
Conheça as causas e saiba como tratar o mau hálito em seu gato (Foto: Pitsch/Pixabay)

Embora os cães sejam normalmente os animais de estimação associados ao mau hálito, os gatos também podem ter um caso de halitose. Existem algumas explicações possíveis para a causa disso no seu gatinho. Confira!

Veja também:

Possíveis causas

As causas do mau hálito em felinos podem variar de simples a graves. Por isso, é essencial marcar uma consulta com seu veterinário. Muitas doenças graves podem causar mau hálito repentino em gatos, então você deve descartar as coisas graves primeiro.

Diabetes, doenças hepáticas e renais costumam se apresentar com halitose e essas são doenças que você não vai querer esperar para tratar . Depois que seu veterinário descartar essas causas do mau hálito, você pode seguir em frente.

Seu veterinário também examinará a boca do seu gatinho em busca de sinais de infecção e doença periodontal. Mesmo que os dentes do seu gato possam parecer limpos para você, seu veterinário pode encontrar cáries ou infecções ocultas que podem ser a causa. Neste caso, o seu veterinário pode aconselhar sobre como tratar, o que provavelmente incluirá uma limpeza dentária e um exame completo, sob anestesia.

Por último, e provavelmente a causa menos séria do mau hálito do seu gato pode ser algo tão simples como um novo alimento que não combina com seu sistema. Alimentos que são feitos principalmente de peixes podem causar hálito “suspeito”, especialmente imediatamente após a alimentação. Experimente mudar para um sabor diferente de comida e veja se isso ajuda.

Como curar o mau hálito

Depois de descartar qualquer coisa séria, é hora de começar a pensar em maneiras de prevenir o mau hálito. Uma coisa que pode ajudar é escovar os dentes do seu gato com frequência (os especialistas recomendam diariamente, mas qualquer frequência que você puder dedicar a este esforço ajudará).

Talvez seja hora de uma nova tigela de água (tigelas de plástico podem abrigar bactérias). Os bebedouros para gatos são ótimos porque, além de incentivarem seu gato a beber mais água (o que ajudará sua respiração), também movem a água continuamente, mantendo-a limpa.

  • Back to top