Conheça as 11 raças de gatos mais inteligentes - Pet é pop

Conheça as 11 raças de gatos mais inteligentes

Conheça as 11 raças de gatos mais inteligentes
Conheça as 11 raças de gatos mais inteligentes
Conheça as 11 raças de gatos mais inteligentes (Foto: Mimzy/Pixabay)

Os gatos são conhecidos por serem muito inteligentes. Apesar disso, assim como qualquer espécie de animal, algumas raças se destacam mais do que as outras.

Veja também:

De acordo com a Psychology Today, o córtex cerebral de um gato (a parte do cérebro que gerencia a tomada de decisões racionais e a solução de problemas complexos) possui cerca de 300 milhões de neurônios, o que explica o motivo deles serem tão inteligentes.

Ou seja, os gatos possuem uma estrutura cerebral semelhante à dos animais mais inteligentes do ecossistema, incluindo os seres humanos.

Os cães, um dos animais mais inteligentes com o maior número de neurônios, têm cerca de 429 milhões de neurônios no córtex cerebral, de acordo com a revista científica Frontiers in Neuroanatomy.

Sendo assim, confira quais são as raças de gatos mais inteligentes:

1. Abissínio

Um gato de pequeno a médio porte, os abssínios possuem expectativa de vida entre 9 a 15 anos e uma história interessante, porém confusa. Alguns acreditam que os gatos abissínios eram o “gato sagrado dos faraós egípcios”, enquanto outros pensam que a raça foi criada na Grã-Bretanha quando gatos cinza e marrom com pelos “manchados” se cruzaram, de acordo com Purina.

Independentemente de onde eles vêm, os gatos abissínios são conhecidos como a raça de gato mais inteligente devido à sua natureza curiosa e habilidades de detetive de alto nível. Eles são incrivelmente independentes e gostam de atividades estimulantes da mente, como brinquedos de quebra-cabeça. Os gatos abissínios naturais tendem a desacelerar quando desejam o afeto de seus donos. Eles normalmente são adequados para crianças e são fáceis de se relacionar com outros animais, incluindo cães e pássaros grandes.

2. Siamês

Os siameses são gatos de tamanho médio, com expectativa de vida de 11 a 15 anos. Acredita-se que o gato siamês tenha se originado em Sião, que é conhecido hoje como Tailândia, nos anos 1800 (embora não tenha recebido o reconhecimento da Cat Fanciers Association até 1934).

O gato siamês é conhecido por ser particularmente falante e eles gostam de ser sociais. No entanto, eles têm uma tendência para fazer travessuras, o que em parte se deve à sua curiosidade e ao desejo natural de ocupar suas mentes, de acordo com Purina. Os gatos siameses são muito ativos e preferem estar na companhia de outras pessoas, o que os torna uma boa raça para alguém com vários gatos.

3. Burmês

Gatos de tamanho médio, possuem expectativa de vida de 10 a 16 anos. Considerado um híbrido de um gato siamês com o gato cobre da Birmânia, o primeiro gato burmês (ou birmanês) chegou aos EUA por meio do Dr. Joseph Thompson em 1930, de acordo com Purina.

Os gatos burmeses têm a reputação de serem muito enérgicos e ativos como um cão. Eles gostam de jogos que mantêm seus corpos em movimento, além de brinquedos que desafiam sua inteligência. Embora sejam tão sociáveis ​​quanto os gatos siameses, os gatinhos têm um tom mais suave e um temperamento ainda mais doce. Eles gostam de se aconchegar tanto quanto de investigar coisas que chamam sua atenção.

4. Singapura

Gatos pequenos, com expectativa de vida de 11 a 15 anos, os singapuras, como o próprio nome sugere, vieram da Singapura. Embora seja um dos menores felinos do mundo, o singapura é considerado um animal de estimação de alta energia. Frequentemente chamados de “pequenos leões do amor”, singapuras tem um temperamento muito brincalhão e são “observadores intensamente”, de acordo com Purina.

Incrivelmente extrovertidos, esses gatos prosperam sem atenção e podem ser muito sociais. No entanto, eles são conhecidos por não gostarem de ruídos altos, portanto podem não ser a melhor opção para famílias com crianças.

5. Gato-de-bengala

Com expectativa de vida de 12 a 16 anos, este gato de médio a grande porte surgiu em 1963 depois que o criador da Califórnia Jean Mill cruzou pela primeira vez um gato doméstico com um gato leopardo asiático selvagem, de acordo com a Purina.

Esses atletas naturais gostam de escalar e pular, então você pode contar com eles para encontrar uma aventura. A raça também é treinável e pode até ser confortável andando na coleira, se o dono dedicar tempo para treiná-la.

Eles são muito alertas e são gatos sociais e, embora geralmente tenham uma personalidade brincalhona, são propensos a desenvolver hábitos destrutivos se ficarem inquietos, de acordo com os especialistas do CatTime.com. Aprender truques é fácil para os gatos-de-bengala e eles gostam especialmente de um jogo de buscar.

6. Cornish Rex

Com expectativa de vida de 10 a 16 anos, o Cornish Rex surgiu depois que um gato de pelo curto britânico deu à luz um gatinho com uma mutação genética na região da Cornualha do Reino Unido na década de 1950. A dona do gato, Nina Ennisomore, cruzou o gato com pelo encaracolado com sua mãe e, assim, nasceu o Cornish Rex.

Esta raça de gatos tem uma personalidade inesquecível. Embora Cornish Rexes tenham um temperamento bastante descontraído e relaxado, ele atinge notas altas em simpatia, diversão e lealdade. Eles gostam de exercícios físicos, então você os pegará correndo, pulando e escalando constantemente. Eles não são os gatos mais vocais, mas gostam de estar no meio de toda a ação, o que os torna bons para famílias numerosas e com crianças.

7. Scottish Fold

Os Scottish Folds possuem expectativa de vida de 11 a 15 anos e vêm da região de Tayside, na Escócia, existem desde 1960. No entanto, eles não chegaram aos EUA até a década de 1970, de acordo com a Purina.

Esses gatos de orelhas caídas são amigáveis ​​e extrovertidos e gostam particularmente de brincar com brinquedos de quebra-cabeça e jogos que os forçam a pensar fora da caixa. Eles buscam atenção e não têm escrúpulos em dizer quando precisam de alguma interação com seus humanos. Na verdade, eles preferem passar a maior parte do tempo com seus donos e pessoas, em vez de outros gatos e animais.

8. Korat

O gato Korat possui expectativa de vida de 10 a 15 anos e é nativo da Tailândia. Esse gato há muito tempo é considerado um símbolo de boa sorte, de acordo com Purina. Além disso, eles são conhecidos por serem leais aos seus donos e super carinhosos.

Embora os Korats possam ser amigáveis, eles precisam ser receptivos a novas pessoas e novos lugares antes de se sentirem confortáveis ​​o suficiente para mostrar sua verdadeira personalidade em ambientes desconhecidos. O Korat é um gato cauteloso e não gosta de barulhos repentinos e altos. E também é conhecido por ser muito alerta e observador, e acredita-se que tenha sentidos superiores como audição, visão e olfato.

9. Van turco

Ao contrário de seu parente, o angorá turco (que também é uma raça de gato consideravelmente inteligente) o gato van turco é extremamente desajeitado. Mas não se deixe enganar, às vezes, esse tipo de gato derruba as coisas só para ver o que pode acontecer, de acordo com CatTime.com.

Eles são curiosos e gostam de brincar, aprender novos truques e abrir e fechar torneiras. Embora sejam amigáveis, eles não gostam de ser abraçados. Os vans turcos gostam de brincar sozinhos e ter a liberdade de descobrir as coisas por conta própria.

10. Bobtail japonês

Considerado uma das raças mais antigas de gatos, acredita-se que o Bobtail japonês tenha aparecido pela primeira vez no Japão por volta de 600 a 700 d.C. Com sua cauda curta, os gatos Bobtail japoneses são conhecidos por serem brincalhões e cativantes. Eles são altamente interativos com os humanos em sua casa e gostam de participar de todos os aspectos da vida diária, desde assistir TV com seus donos e sentar-se ao lado deles durante a hora de leitura até saudar os convidados quando ouvem a campainha tocar.

Esses gatos gostam de usar a boca para carregar coisas, o que os torna fáceis de treinar para um jogo de busca. Eles também são ativos e gostam de correr com outros gatos, bem como cães. Eles são conhecidos por sua capacidade atlética, pois gostam de pular e pular e, se tiverem tempo, podem até aprender a pular através de aros e obstáculos.

11. Tonquinês

O gato tonquinês possui uma grande expectativa de vida: de 15 a 18 anos. Estes felinos são crias das raças birmanesa e siamesa. Eles foram inicialmente pressionados a serem gatos siameses e foram descritos pela primeira vez como os siameses chocolate na década de 1880. Não foi até 1984, quando a Cat Fanciers Association os reconheceu como sua própria raça, tonquinês, de acordo com CatTime.com.

Eles são tão inteligentes e sociáveis ​​quanto os gatos siameses e birmaneses, mas talvez não tão barulhentos. Eles têm uma personalidade calorosa e amorosa e requerem muita atenção de seu ser humano. Embora seja considerado um gato de colo, porque gosta principalmente de estar perto de seu dono, os tonquineses gostam de brincar com brinquedos que desafiam seu pensamento. Eles se entediam facilmente com quebra-cabeças, por isso é recomendado que os donos de tonquineses troquem seus brinquedos frequentemente para mantê-los mentalmente estimulados.

  • Back to top