Conheça as 10 raças de gatos mais populares e veja qual é a melhor pra você - Pet é pop

Conheça as 10 raças de gatos mais populares e veja qual é a melhor pra você

Conheça as 10 raças de gatos mais populares e veja qual é a melhor pra você
Conheça as 10 raças de gatos mais populares e veja qual é a melhor pra você
Conheça as 10 raças de gatos mais populares e veja qual é a melhor pra você (Foto: Maxim Mushnikov/Unsplash)

Está pensando em adotar um amigo felino? Existem muitas raças diferentes de gatos para cada gosto. Confira as principais raças de gatos para fazer sua escolha!

Veja também:

Confira as 15 raças de cães que melhor convivem com gatos

Confira as 15 melhores raças de cães para quem tem crianças em casa

Bola de pelo em gatos: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar

10. Oriental de pelo curto

Parente do siamês, o oriental tem orelhas grandes e pontudas e uma personalidade curiosa. A raça é inteligente e sociável, estabelecendo laços profundos com sua família humana. Pode ser muito vocal e exigente ao buscar atenção. Na verdade, por causa dessa necessidade de atenção, também é considerado muito “parecido com um cachorro”, um companheiro leal e brincalhão.

9. Sagrado da Birmânia

Diz a lenda que o Sagrado da Birmânia foi o protetor dos antigos templos birmaneses. Um gato grande, longo e robusto com cabelo longo e sedoso, ele é conhecido por seus olhos azuis, patas brancas como a neve e pontos escuros em suas orelhas, rosto, pernas e rabo. E embora respeite o seu momento de silêncio, é um gato carinhoso e gentil que adora brincar.

8. Gato americano de pelo curto

Esta raça atlética descende do gato britânico de pelo curto, mas é muito maior, mais esguia, mais poderosa e vem em uma ampla gama de cores e padrões. Essa raça também é saudável, gentil, descontraída e de baixa manutenção, isso significa que você raramente precisa se preocupar com sessões intensivas de higiene. É ótimo com crianças e até se dá bem com cães também, e tem uma vida muito longa, vivendo em média de 15 a 20 anos.

7. Sphynx

Ao contrário do que se pensa, o sphynx não é completamente sem pelos. Possui uma fina penugem semelhante a um pêssego cobrindo seu corpo, o que o torna muito sensível ao sol. Então, sim, este é definitivamente um gato de interior. É quente ao toque e afetuoso. Ele vai até entrar sob as cobertas com você. Com suas orelhas grandes e pontudas e sua natureza enérgica e curiosa, o sphynx é uma adição divertida para qualquer família.

6. Ragdoll

Assim chamado por seu criador no início dos anos 60 porque foi erroneamente pensado que este gato não era apenas muito relaxado e mole quando o pegava, mas também incapaz de sentir dor. Embora o Ragdoll não goste de ser mimado demais, ele se dá bem com as crianças e tem até o cuidado de não usar seus dentes e garras durante as brincadeiras. Na verdade, o Ragdoll frequentemente segue sua família humana de sala em sala como um cachorrinho. No entanto, não deve ser permitido vagar pelas ruas sozinho, pois não se defende bem.

5. Abissínio

Uma das raças mais antigas de gato, o Abissínio se assemelha aos antigos gatos egípcios com sua constituição ágil, orelhas grandes e pontudas e pernas delgadas. Este é um gato obstinado, inteligente e extrovertido que adora explorar e brincar. No entanto, é tímido com estranhos, o que significa geralmente não adequado para exposições de gatos. Além disso, o Abissínio, com sua pelagem curta e densa, adora água. Portanto, esteja atento aos banhos autônomos!

4. Siamês

Não deixe que os gatinhos maus do filme ‘Os Aristogatos’ lhe dêem uma imagem ruim desta raça. Sim, o siamês pode ser exigente em querer atenção (na verdade, como bebês humanos, pode ser muito vocal e chorar), mas também é uma criatura muito afetuosa, amorosa e social. No entanto, tomem cuidado, esse gato sensível e nervoso não gosta de ficar sozinho. O siamês vem em várias cores, mas as manchas escuras no rosto, orelhas, patas e cauda, são essenciais para a raça.

3. Maine Coon

Este lindo gato é nativo do Maine e também a maior raça de gato doméstico. O Maine Coon gosta de brincar com água e é ótimo com crianças e cães. Seu pelo denso e resistente à água ajuda o Maine Coon a se defender em climas adversos, e suas patas largas e grandes agem como sapatos de neve para caminhar. No geral, uma raça saudável e resistente que também é um excelente mouser.

2. Exótico

Esta é a versão de cabelo curto do persa. Com o rosto típico de persa (achatado e orelhas arredondadas), o Exótico não é diferente de um ursinho de pelúcia fofinho. No entanto, embora tenha um temperamento semelhante ao persa, este gato é um pouco mais animado e curioso. É perfeito para quem quer um persa, mas não tem tempo para se dedicar à higiene.

1. Persa

Todo mundo conhece o gato persa. Uma das raças mais antigas, é conhecida por sua pelagem longa e sedosa, olhos expressivos e rosto achatado. Este gato é um animal calmo, afetuoso que adora rotinas e ambientes serenos. Mas lembre-se, o persa requer banhos regulares e cuidados diários, pois seu pelo é muito longo para ser capaz de se limpar com eficiência. Além disso, o persa é definitivamente um gato doméstico, então provavelmente não é uma boa ideia fazer caminhadas.

  • Back to top