Conheça a artista que vende suas pinturas para alimentar cães de rua - Pet é pop

Conheça a artista que vende suas pinturas para alimentar cães de rua

Conheça a artista que vende suas pinturas para alimentar cães de rua
Conheça a artista que vende suas pinturas para alimentar cães de rua
Conheça a artista que vende suas pinturas para alimentar cães de rua (Foto: Serhat Çetinkaya/AA)

Şeyma Kayan é uma artista turca que vende suas pinturas para alimentar cães de rua na província central de Konya, na Turquia.

Veja também:

Em entrevista à Anadolu Agency (AA), Şeyma afirmou que gasta cada centavo do que ganha para ajudar os cães de rua.

“Eu costumava levar para casa todo tipo de animal que encontrava, fosse uma tartaruga, uma minhoca ou um pássaro ferido. É um mundo totalmente diferente para mim. Eles comem se você lhes der comida e eles bebem se você oferecer água. Eles não fazem nenhum mal para você”, disse Kayan.

(Foto: Serhat Çetinkaya/AA)

A artista de 24 anos disse que pode comprar cerca de 40 a 50 quilos de ração por mês, que ela mistura com um pouco de pão amanhecido para garantir que haja comida suficiente para todos os cães.

Ela espera que, à medida que a notícia de suas ações se espalhar, mais pessoas ficarão cientes das dificuldades que os animais de rua enfrentam, especialmente aqueles que vivem na periferia, como os que vivem na área de aterros sanitários da cidade.

O boca a boca também pode significar um aumento nas vendas para ela, que ela pode usar para oferecer melhor ajuda aos animais. Mas nem todo mundo é tão sensível à causa quanto ela, de acordo com Kayan.

“Tive pessoas que encomendaram uma pintura e me bloquearam nas redes sociais depois de recebê-la, sem pagar, é claro. Ou pessoas que encomendaram uma pintura e disseram que mudaram de ideia depois que eu terminei. Eles me enganaram, apesar de saberem por que eu faço o que faço. Então, comecei a cobrar um pagamento inicial. Caso contrário, os animais sofrem as consequências”, relatou ela.

(Foto: Serhat Çetinkaya/AA)

Além de alimentar os cães de rua, ela contou que estudou serviços de laboratório e assistência veterinária na faculdade para “entendê-los melhor” e ser capaz de cuidar da saúde de qualquer animal ferido.

Segundo ela, seu amor profundo por todos os animais foi o que a levou a vender sua arte para ajudá-los, algo que afeta até suas amizades. “Não consigo conversar muito com pessoas que não gostam de animais porque acho que eles têm algum tipo de problema psicológico. Não posso ser amiga deles”, explicou Kayan.

Ainde de acordo com ela, existe uma diferença clara entre ter medo dos animais e simplesmente não gostar deles. “Tudo começa respeitando todas as coisas vivas.”

  • Back to top