Conheça 7 lendas e superstições associadas aos cães - Pet é pop

  • Conheça 7 lendas e superstições associadas aos cães

    cão pórtico - Foto Pixabay
    -->



    cão pórtico - Foto PixabayAo longo da história da humanidade, os cães desempenharam papéis importantes. Desde peças teatrais até a “Odisseia” de Homero, passando por menções a eles na Bíblia.

    O cão tem sido visto como um guia ao longo da história. Culturas ao redor do mundo geralmente associam esses amigos de quatro patas ao caminho que leva ao céu.

    Conheça algumas das lendas e superstições associadas aos cães.

    1 – Condutor de almas

    Deus asteca Xolotl - Foto Wikimedia CommonsOs astecas adoravam um deus com cabeça de cachorro conhecido como Xolotl, que também guiava as almas rebeldes para o outro mundo.

     

    2 – Deus com cabeça de cão

    Deus grego Anúbis - Foto WikipediaOs egípcios se vestiam como Anúbis – deus dos mortos e moribundos e que tinha uma cabeça canina – quando preparavam cadáveres para o enterro.

     

    3 – Doutor Lambida

    Gregos e romanos antigos acreditavam que a lambida de um cachorro tinha poder curativo. Embora todos saibamos que qualquer cão tem o poder de curar nossos traumas emocionais, os gregos e os romanos chegaram a ter cães em templos, conhecidos como cinoterapeutas. Se um cachorro lambesse um bebê, acreditava-se que a criança se tornaria um curandeiro mais tarde na vida.

     

    4 – Mancha da sorte

    Embora encontrar qualquer cachorro pode indicar boa sorte, o folclore europeu atribui uma sorte extra especial para quem depara com um dálmata ou um galgo com mancha branca.

     

    5 – Previsão do tempo

    cão guarda-sol - Foto Pixabay

    Há muito se pensa que os animais têm uma maneira natural de prever o tempo. Dizem que, se um cachorro se esconde sob uma mesa ou em um canto, o tempo frio está a caminho.

    Um cão comendo grama ou deitado de costas significava que havia boa chance de chuva. Um cachorro sentado com as patas dianteiras cruzadas significava que chuvas leves poderiam ocorrer.

     

    6 – Fantasma entre as orelhas

    Lendas antigas dão conta de que, se um cachorro estiver sentado e olhando para você, é possível ver um fantasma entre as orelhas dele. Isso se você olhar com a determinação suficiente.

     

    7 – Mensagens indesejadas

    Uivo de cão - Foto Pixabay

    O uivo dos cães já foi considerado um mensageiro de avisos perigosos:

    Um uivo sem motivo significava que havia espíritos invisíveis à espreita;

    Um cão uivando três vezes significa que ocorreu uma morte;

    Um cachorro uivando fora da casa de uma pessoa doente significava que ela iria morrer;

    Uivar para a lua era considerado um sinal de morte.

  • Back to top