Conheça 6 benefícios da focinheira, mesmo que você tenha um cãozinho manso - Pet é pop

Conheça 6 benefícios da focinheira, mesmo que você tenha um cãozinho manso

Conheça 6 benefícios da focinheira, mesmo que você tenha um cãozinho manso
Conheça 6 benefícios da focinheira, mesmo que você tenha um cãozinho manso
Conheça 6 benefícios da focinheira, mesmo que você tenha um cãozinho manso (Foto: Andrés Carlo/Pixabay)

A focinheira pode ser uma ferramenta importante para os donos de cães durante o treinamento, para evitar que eles moram outras pessoas ou cães, por exemplo.

Veja também:

É importante salientar, no entanto, que as focinheiras não mudam as reações ou o comportamento de um cão. Elas são um dispositivo temporário para certas situações enquanto você treina seu cão para ficar confortável.

Confira os principais benefícios do uso da focinheira em um cão:

1. Focinheiras podem ser boas para cães medrosos

Se um cão é medroso, ele pode rosnar ou tentar morder você ou outras pessoas se ficar com medo de algo. Podemos usar uma focinheira neste cão enquanto ensinamos a ele que as pessoas são boas e não o inimigo.

Cães feridos também podem ter maior probabilidade de morder, especialmente se o dono ou um veterinário estiver cuidando de seus ferimentos. Por isso, uma focinheira irá facilitar esse cuidado.

2. Focinheiras podem ser um sinal para as pessoas darem espaço ao seu cão

Quando as pessoas veem um cachorro fofo em público, podem ficar tentadas a acariciá-lo. No entanto, cães medrosos podem ver isso como uma ameaça e reagir com uma mordida. Especialmente crianças, que podem não estar acostumadas com cães ou saber como se aproximar de um cão com delicadeza.

Se seu cão tem histórico de mordidas ou agressão, colocar uma focinheira nele enquanto estiver em público pode ajudar a sinalizar para outras pessoas manterem distância. Mesmo que seu cão seja geralmente de temperamento brando, pode oferecer proteção contra a chance de eles atacarem.

3. Focinheiras oferecem uma camada extra de segurança ao apresentar seu cão a uma nova situação

Quando seu cão experimenta algo pela primeira vez, você nunca pode prever exatamente como ele reagirá. Usar uma focinheira pode ser particularmente útil se o seu cão não for bem treinado ou o ambiente for muito estimulante.

Mas trazer cães para um novo ambiente com uma focinheira não é suficiente para ajudá-los a se aclimatar. É importante introduzir a situação ao seu cão gradualmente, isso significa dar petiscos por bom comportamento e fazer pausas quando necessário.

4. Focinheiras podem ajudar com a limpeza do cão

Alguns cães não se importam de ser escovados, mas outros podem achar isso assustador, levando a um comportamento agressivo. Tomar banho ou aparar as unhas pode desencadear reações de medo em cães, especialmente se for feito por uma pessoa que o cão não conhece.

Manter uma focinheira em seu cão pode ajudar a manter você ou um profissional seguro enquanto seu cão se acostuma com o processo de escovação.

5. Focinheiras podem garantir que você possa viajar com seu cão

Muitos países impõem restrições às raças de cães que são consideradas perigosas. Essas restrições podem incluir proibir a venda dessas raças ou exigir que os cães usem focinheiras em público.

Pitbulls são as raças mais comuns listadas, mas alguns países também têm requisitos de focinheira para raças como Rottweiler e Mastins Ingleses. Os países que possuem regulamentos sobre focinheiras para certas raças de cães incluem:

  • Austrália;
  • Canadá;
  • Irlanda;
  • Inglaterra;
  • Dinamarca;
  • Romênia;
  • Cingapura;
  • Ucrânia.

Treinar adequadamente seu cão para usar uma focinheira pode dar a você a oportunidade de viajar para mais lugares com eles, especialmente se a raça do seu cão for considerada de alto risco.

6. Focinheiras podem ajudar a impedir que seu cão coma lixo

Alguns cães são propensos a comer qualquer coisa que encontrem no solo, colocando-os sob risco de serem envenenados por algo tóxico ou engasgar com objetos grandes como um osso de galinha. Se seu cão tem histórico desse comportamento, uma focinheira pode impedir que ele coma lixo e mantê-lo seguro durante as caminhadas.

  • Back to top