Conheça 10 formas (sutis) que seu gato usa para dizer ‘eu te amo’ - Pet é pop

Conheça 10 formas (sutis) que seu gato usa para dizer ‘eu te amo’



A maneira como os gatos demonstram amor é muito diferente do jeito explícito e pouco contido dos cães. A pegada felina tende a ser mais sutil, o que leva os donos a se perguntar se de fato são amados por seus bichanos.

Espécie de Uber para passeadores e petsitters, a empresa Rover.com ouviu cientistas e veterinários e montou uma lista com gestos e comportamentos com os quais os gatos demonstram afeto.

Agora, se você nunca viu seu gato fazer nenhum dos gestos e atitudes abaixo, vocês precisam discutir a relação.

 

Ruídos amorosos

Ao se sentirem profundamente relaxados e satisfeitos, os gatos tendem a ronronar para acalmar a si mesmos. Mas, quando um gato se esfrega contra você e ronrona, é como se ele dissesse “eu te amo”.

 

De olhos bem fechados
Fotos Pixabay

Quando os gatos fecham os olhos na presença de outro animal ou humano, é um sinal de confiança, aspecto fundamental do amor. Qualquer coisa pode acontecer quando os olhos do seu gato estão fechados. Assim, quando eles fecham os olhos e deixam você acariciá-los, isso mostra sua total e irrestrita confiança.

 

Ventre livre

Um gato mostrando sua barriga indica que ele está relaxado e confortável. Se ele convida você para a esfregar a barriga, é um sinal puro de cuidado e carinho. Mas pode ser que o seu gato não goste de estranhos acariciando a barriga dele. Mesmo assim, continue a ver como uma forma de amor todas as vezes em que ele estiver com o abdome para cima. Mesmo que vocês não estejam perto um do outro.

 

Quem ama cuida

Não é comum, mas, como os cães, os gatos podem lamber o rosto das pessoas com quem convive. Gatos cuidam de seus entes queridos e da higiene deles. Por isso, se receber uma lambida carinhosa, saiba que teu bichano te ama e cuida de você.

 

Banho de cheiro

Os odores são muito importantes para os gatos. Quando dão pequenas batidas com a cabeça ou esfregam as bochechas no seu corpo, estão usando seus feromônios para dizer oi e mostrar que se sentem seguro na sua presença.

Mordidinha carinhosa

As mordiscadas dos gatos podem deixar marca e até doer, mas, na visão deles, são um sinal óbvio de amor. Com esse “carinho” bucal, eles se mostram brincalhões e indicam que estão confortáveis com você.

 

De: gato / Para: você

Um gato compartilhando “presentes” ou itens que encontrou perto de você também é um sinal de confiança. Embora não possamos achar repugnantes o pássaro ou rato que o gato encontrou, seus instintos naturais de caça permitem que esse ato seja interpretado como um “presente” e um sinal de amor.

 

Juntos e sala now

Talvez a maneira mais simples com a qual o seu gato mostra amor e carinho é a mera companhia, mesmo que sem contato direto. Um bichano que fica deitado numa mesa no mesmo cômodo com você está dizendo “eu te amo”, do jeito dele.

 

Fala que eu te escuto

Se o seu gato emite muitas vocalizações, isso tem tudo a ver com você e as demais pessoas da casa. Bichanos adultos não fazem isso para se comunicar entre si. Para os ouvidos deles, as conversas entre humanos equivalem a gritos ou, no mínimo, conversas em alto volume. Assim, quando vocalizam, eles estão conversando de igual pra igual com um humano querido.

 

Sob pressão

Muitos bichanos gostam de dar apertões. Alguns especialistas calculam que os gatos adultos associam isso ao conforto observado nos gatinhos em amamentação que pressionam para estimular o leite materno. Então, quando um gato aperta você, há razão para acreditar que ele se sente muito conectado.

 

Veja também

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo

  • Back to top