Confira os sinais de que o seu gato está feliz... ou não - Pet é pop

Confira os sinais de que o seu gato está feliz… ou não

Confira os sinais de que o seu gato está feliz... ou não
Confira os sinais de que o seu gato está feliz... ou não
Confira os sinais de que o seu gato está feliz… ou não (Foto: Andrea Som/Pixabay)

Os gatos podem ser animais difíceis de ler, porque eles são especialistas em esconder como estão se sentindo. Então, como saber se o seu gato está feliz? Confira o que dizem os especialistas.

Veja também:

Assim como as pessoas, os animais podem experimentar uma variedade de emoções. E se o ambiente do seu gato não é saudável, se você não está prestando atenção suficiente nele, ou se ele está tendo conflitos com outros animais de estimação na casa, seu fraco estado emocional e mental pode se manifestar de forma negativa.

Portanto, é importante estar ciente dos sinais de que seu gato está feliz. Se você começar a perceber que ele está mostrando sinais de infelicidade, você pode tomar medidas para mudar as coisas, como conversar com seu veterinário para obter alguns conselhos e ter certeza de que seu gato está bem fisicamente.

Se você quer descobrir se o seu gato está feliz, aqui estão alguns sinais para procurar:

1. Pistas de linguagem corporal

Seu gato pode se comunicar muito com sua linguagem corporal, desde as orelhas até a cauda. Aprender a ler sua linguagem corporal é uma das primeiras maneiras de começar a decifrar o que ele está tentando dizer sem palavras.

Por exemplo, quando um gato está satisfeito, suas orelhas são colocadas para a frente, em vez de planas, de lado ou para trás. Quando as orelhas estão voltadas para a frente, seu gato está feliz, interessado e alerta para o que está acontecendo ao seu redor. E quando o rabo do seu gato está para cima, ou para cima e tremendo, ele fica feliz ou animado. Além disso, o pelo de sua cauda deve ser plano em vez de estufado.

Em termos de postura, um gatinho feliz é aquele que está sentado ou deitado calmamente com um rabo que está completamente parado ou pelo menos quase parado. Se as patas estiverem enfiadas embaixo do peito, isso mostra que seu gato não se sente ameaçado. E seus olhos provavelmente estarão semicerrados e relaxados também, talvez até piscando suavemente. Seu gato pode até deitar de costas e mostrar a barriga se ele está feliz e confia em você.

2. Desejo de interação
shallow focus photography of white and brown cat
(Foto: Yerlin Matu/Unsplash)

Um gato feliz anseia por sua atenção, às vezes conversando para que você saiba o que ele quer. Gatos diferentes podem vocalizar suas necessidades e emoções de maneiras diferentes, então você precisa conhecer seu gatinho único para determinar quando ele está vocalizando porque está feliz e quando não está tão contente.

Geralmente, porém, quando os gatos miam em um tom mais alto, ou quando eles vibram e gorjeiam, eles estão felizes. Quando contentes, os gatos também ronronam (embora o ronronar nem sempre seja um sinal de felicidade, porque os gatos ronronam para se acalmar quando estão ansiosos também).

Se um gato se aproximar e bater a cabeça em você suavemente ou começar a esfregar o rosto ou a lateral do corpo em suas mãos ou pernas, ele está mostrando que está feliz por estar perto de você e gostaria de ser acariciado.

Além disso, se o seu gato quiser passar um tempo com você, tirando uma soneca ou aninhando-se com você, vendo você cozinhar ou sentado em seu colo enquanto você trabalha, ele fica mais feliz quando está com você. Um gato satisfeito gosta de estar perto de sua família porque se sente confortável com todos e não sente necessidade de se esconder.

3. Amassos

Gatos realmente felizes gostam de amassar ou massagear uma superfície macia como seu corpo, um travesseiro ou um cobertor (alguns podem até fazer esse movimento de amassar no ar). Este é um comportamento que vem desde a infância, quando os filhotes massageiam a barriga da mãe para ajudar o fluxo do leite, então, quando os gatos adultos fazem isso, eles estão satisfeitos.

4. Interesse em brincar e explorar

Outro sinal de um felino feliz é o interesse em brincar e ser ativo. Se seu gato está pedindo para você brincar com ele ou está brincando com brinquedos, como ratos de pelúcia que você deixou pela casa para ele, ele tem energia e quer se divertir.

gray cat leaning on scratch post and looking on hanged fur fish
(Foto: Willian Justen de Vasconcellos/Unsplash)

Os gatos que estão confiantes e confortáveis ​​em seu ambiente também vão querer explorar e se envolver no que a família está fazendo. Eles se darão bem com outros animais de estimação, crianças e outros gatos da casa, pois não precisam ter nenhum medo.

5. Higiene e limpeza

Um gato que está feliz e se sente bem se arruma regularmente para ter uma aparência melhor. Se ele divide sua casa com outro gatinho, ele pode até cuidar de seu amigo. E se você tem um relacionamento realmente ótimo com seu gato, ele pode até cuidar de você também.

E se o seu gato não estiver se arrumando tanto quanto deveria e deixando sua aparência sofrer como resultado? Bem, isso pode ser uma indicação de que ele não está se sentindo bem física ou emocionalmente. Então, se você notar esse tipo de mudança no comportamento de seu animal de estimação, é uma ótima ideia conversar com seu veterinário para descobrir o que pode estar errado.

 

6. Apetite saudável

Seu gatinho pode ser um comedor exigente (muitos gatos são), mas assim que você descobrir do que ele gosta, ele deverá ter um apetite saudável, especialmente se ele se sentir seguro, feliz e confortável em sua casa. Um gato que pede comida, come sua refeição, se lava e depois relaxa provavelmente está se sentindo muito bem.

Apenas tenha em mente que, se um gato está continuamente procurando por comida, ele pode realmente estar sentindo tédio ou estresse, ou pode até estar sozinho ou triste, por isso é importante ficar de olho em quanto seu gato está comendo. Como as pessoas, os animais de estimação podem recorrer à comida quando não estão se sentindo enriquecidos em outras áreas.

Além disso, um gato que não está interessado em comida ou que teve uma queda repentina de apetite deve ser examinado por um veterinário porque pode não estar se sentindo bem.

7. Cochilos
short-furred white kitten lying on bed
(Foto: Amy Chen/Unsplash)

Os gatos são conhecidos por tirar várias sonecas ao longo do dia. Geralmente, um gatinho pode dormir cerca de 15 horas por dia, em média, mas isso pode variar de um gato para outro e de um dia para o outro. A quantidade de sono de que um gato precisa também depende de vários fatores, como sua idade e quão ativo ele é.

Um gato feliz consegue descansar bastante entre as brincadeiras, as refeições e o tempo que passa com a família. Ele se sente relaxado, confiante e confortável o suficiente em seu ambiente para saber onde pode ir para dormir e recarregar as baterias.

Por outro lado, um gato que está dormindo mais do que o normal pode estar lidando com um problema físico ou emocional, como dor, solidão ou tédio. E um gato que não consegue dormir também pode estar lidando com um estressor emocional ou físico.

  • Back to top