Confira dicas de especialistas para proteger seu pet durante o verão - Pet é pop

Confira dicas de especialistas para proteger seu pet durante o verão

Confira dicas de especialistas para proteger seu pet durante o verão



Confira dicas de especialistas para proteger seu pet durante o verão
Confira dicas de especialistas para proteger seu pet durante o verão (Foto: Pexels/Pixabay)

Fins de semana na praia, noites quentes e passeios no parque são super comuns no verão. Mas, há uma grande chance que seu amigo peludo não pense que esses momentos são divertidos.

Veja também:

Saiba como proteger seu pet contra pulgas e carrapatos durante o verão
Proteja o seu cão contra a leishmaniose visceral, doença comum no verão
Confira 3 receitas saudáveis para refrescar o seu cão durante o verão

Para cães e gatos, o calor traz consigo uma série de desafios de bem-estar. Felizmente, há muito o que você pode fazer para ajudar seu animal de estimação a ficar confortável. Confira algumas dicas:

Cuide da pele deles

“A primavera e o verão são as estações das alergias cutâneas, e as doenças da pele são um dos problemas mais comuns que os cães apresentam aos veterinários”, diz a Dra. Trish Santos-Smith, veterinária da PAW by Blackmores.

Se a pele do seu animal de estimação estiver com coceira, vermelha e seca, a dermatite alérgica, pulgas e as alergias sazonais podem ser a causa. “Se for relacionado a pulgas, as pulgas precisarão ser tratadas, o que pode ajudar na resolução da alergia por si só”, afirma a especialista.

“As alergias sazonais são muito mais complicadas, pois na maioria das vezes os donos de animais de estimação não sabem exatamente a que seu animal é alérgico. Para começar, é importante usar shampoo e condicionador que contenham ingredientes que podem ajudar a hidratar a pele, bem como acalmá-la.”

As queimaduras solares também podem ser um problema para animais de estimação, especialmente aqueles com pele branca e pelo ralo ou branco. “A melhor opção para esses animais de estimação é ficar longe do sol e, caso sejam expostos a ele, é definitivamente aconselhável usar protetor solar formulado especificamente para animais de estimação”, sugere a Dra. Santos-Smith.

Preste atenção no calor

Já percebeu que seu animal de estimação não sua? Quando a temperatura sobe, isso pode ser um problema. “Há muitos animais com pelos longos que não conseguem se auto-regular, ou seja, eles não conseguem suar ou liberar calor do corpo, então ficam superaquecidos com bastante facilidade”, explica o Dr. Jeffrey So da clínica veterinária RSPCA NSW Sydney.

“Em um dia de 35 a 40 graus, a temperatura corporal de um animal pode subir para mais de 41 graus. Quando isso acontece, você começa a ter danos internos aos órgãos”, acrescenta o especialista.

A insolação é particularmente comum em cães com excesso de peso e raças com focinho curto, como pugs e buldogues franceses, mas pode ocorrer em todos os animais de estimação. Fique atento para respiração ofegante ou salivação excessiva, gengivas claras ou vermelhas brilhantes e agitação ou inquietação.

Para evitar isso, evite exercitar seu animal de estimação durante o calor e certifique-se de que ele tenha acesso à sombra ou a uma área fresca dentro de casa, como uma pequena piscina inflável com um pouco de água para eles se refrescarem.

Proteja as patas deles

Se você está sofrendo para andar descalço nas calçadas, seu cachorro também está. A pele das patas pode chiar e queimar em caminhos e estradas muito quentes. “Você pode comprar botas de cachorro, mas alguns cães não gostam de usá-las”, diz a Dra. Santos-Smith. “A melhor maneira de evitar as patas queimadas é não andar com eles nos horários mais quentes do dia.”

Faça passeios de manhã cedo ou à tarde, quando o calor do dia se dissipar.

Mantenha-os hidratados

Muita água é essencial para animais de estimação em climas quentes, mas eles nem sempre se lembram de beber.

Para encorajar seu cão, experimente embeber comida molhada ou seca e congelá-la, sugere o Dr. So: “Isso cria um bloco de gelo na comida e leva tempo para os animais de estimação derreterem, o que também os mantém frescos e entretidos.”

Mantenha bastante água disponível em toda a casa também. “Em dias muito quentes, coloque cubos de gelo nas tigelas para manter a água fria e incentive-os a beber”, acrescenta a Dra. Santos-Smith.

Ajude-os a diminuir o estresse

Tempestades e fogos de artifício são comuns nas noites de calor. Para alguns animais de estimação, esses ruídos podem causar muito estresse.

“Certifique-se de que eles tenham um lugar seguro, como uma cama ou caixote, onde possam se esconder, ou dê-lhes um osso ou uma guloseima para dar-lhes algo para fazer e mantê-los distraídos. Você também pode tocar música de fundo”, diz o Dr. So.

Se você tem um filhote, pode dessensibilizá-lo a sons assustadores reproduzindo os ruídos em um volume baixo, enquanto dá ao animal uma recompensa e aumenta gradualmente o volume. “Isso pode ajudar o cão a associar coisas boas ao barulho”, explica o Dr. So.

Cuida da pelagem deles

Embora os cães e gatos percam a pelagem naturalmente à medida que o tempo aquece, pode ajudar a mantê-los frescos com a preparação. Marque uma tosa e escove-os regularmente para remover o excesso de pelos. Essa também pode ser uma boa oportunidade para verificar se há carrapatos, que são mais comuns no verão.

“É melhor procurar carrapatos ao redor do rosto, nas dobras das orelhas, entre os dedos dos pés, ao redor das axilas do animal e ao redor da base da cauda”, diz o Dr. So. “Correr os dedos contra a direção do crescimento do pelo pode ajudá-lo a encontrá-los facilmente. E se você encontrar um carrapato, remova-o e coloque-o em um pequeno frasco com um pouco de álcool para que o veterinário possa identificar que tipo de carrapato é.”

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top