Como preparar o seu gato para o ritual de banho e tosa - Pet é pop

Como preparar o seu gato para o ritual de banho e tosa

Como preparar o seu gato para o ritual de banho e tosa
Como preparar o seu gato para o ritual de banho e tosa
Como preparar o seu gato para o ritual de banho e tosa (Foto: Vicran/Pixabay)

Os gatos passam metade de suas vidas se limpando. Mas, isso não significa que, se ele estiver visivelmente sujo, não precise de um banho.  Saiba como fazer isso da maneira correta!

Veja também:

Como iniciar uma rotina de limpeza nos gatos?

Não é uma boa ideia começar o processo de limpeza sem preparar o gato. Se sua bola de pelo não estiver pronta para ser penteada, lembre-se de que ela tem garras e pode não acabar bem para você. Portanto, antes de começar a limpar seu gato, acostume-o com o procedimento de escovação.

Escolha a hora em que seu gato está mais relaxado, geralmente após as refeições.

Comece o procedimento com sessões curtas para se acostumar a como seu gato se sente em relação ao procedimento de escovação. As sessões introdutórias devem durar entre cinco e sete minutos. Se o seu gato não estiver confortável, você pode dar petiscos para tornar a situação mais relaxante.

É sempre uma boa ideia interromper o procedimento de escovação se o seu gato começar a apresentar reações negativas. Uma coisa que você nunca deve esquecer é que a paciência é a chave no processo de preparação.

Comece a rotina desde cedo

É uma boa ideia começar a limpar seu gato desde cedo, para que ele conheça o procedimento e se acostume com ele. Aumente o tempo de limpeza à medida que seu gatinho se sentir confortável e faça isso regularmente, para que se transforme em uma rotina depois de um tempo.

Dicas para criar uma rotina de cuidados com os gatos

Cuidar do seu gato geralmente começa com um banho simples, seguido de cuidados com a pele e odontológico. Estas são algumas dicas para ajudar na preparação do seu gato:

  • Dicas de banho

Se você alguma vez acha que seu gato parece um pouco sujo ou cheira mal ou até mesmo encontra algo preso em seu pelo, é melhor dar um banho em seu amigo peludo. Siga as dicas abaixo para manter seu gatinho sentindo o mínimo de estresse durante a hora do banho.

  • Escovação

A escovação é uma parte essencial da higiene e, se você tiver um gato de pelo comprido, não apenas removerá a oleosidade, a sujeira, a pele morta, mas também ajudará a manter a pele saudável. Escovar duas vezes por semana é muito benéfico para o seu gato. Antes de começar a escovar, certifique-se primeiro de observar o estado do pelo do seu gato. Se a pele for saudável, o cabelo terá brilho natural.

Também estará livre de pulgas e carrapatos. Os gatos que andam do lado de fora são sempre mais propensos a pegar pulgas, e você deve estar sempre atento para os sinais reveladores de pulgas e carrapatos. Além disso, esteja atento a inchaços ou lesões incomuns.

  • Gatos de pelo curto

Se você tiver um gato de pelo curto, use um pente de metal e escove o pelo da cabeça à cauda para remover detritos e sujeira. Tente mover o pente na direção em que o pêlo do seu gato cresce naturalmente. Depois disso, escove a parte restante do corpo do seu gato: a parte inferior, o peito e as pernas. Ao escovar seu gato, concentre-se em remover emaranhados e pelos mortos. Uma escova de borracha também pode ser útil para remover pelos mortos de um gato de pelo curto.

  • Gatos de pelo comprido

Se o seu gatinho tem cabelo comprido e fica dentro de casa a maior parte do tempo, ele pode precisar de uma sessão de higiene a cada poucos dias para remover os emaranhados e cabelos soltos. Comece escovando seu gato das pernas até o abdômen e, em seguida, mova-o para a cabeça.

No caso de gatos de pelo comprido, emaranhados e nós são muito comuns. Você pode usar pó de talco e mover suavemente os dedos na pele para remover os nós. Se os nós não forem removíveis manualmente, você também pode tentar um divisor de esteira. Se você não escovar seu gato regularmente, isso pode resultar em nós doloridos e uma potencial bola de pelos. Podem ser vistas bolas de pelo quando os gatos as expelem com fezes ou tossem no chão.

Dicas para cuidar dos ouvidos

Os ouvidos dos gatos são poderosos e podem ouvir os menores sons, como quando você abre uma lata de comida de gato na cozinha, eles ouvem em qualquer outro cômodo. Apesar disso, seu gatinho ainda precisa de limpeza regular de ouvido pelo menos uma vez por semana para remover resíduos e cera. Também o ajudará a detectar possíveis infecções desde o início.

Tratamento de unhas

Os gatos precisam de patas saudáveis ​​para escalar, arranhar e caçar suas presas. É por isso que você precisa prestar atenção às patas e certificar-se de que não estão feridas.

  • Back to top