Como posso amar meu gato e ter a certeza de que ele também me ama? - Pet é pop

Como posso amar meu gato e ter a certeza de que ele também me ama?

Como posso amar meu gato e ter a certeza de que ele também me ama?
Como posso amar meu gato e ter a certeza de que ele também me ama?
Como posso amar meu gato e ter a certeza de que ele também me ama? (Foto: Uschi Dugulin/Pixabay)

Os gatos têm uma má reputação de serem frios, distantes e muito independentes. Mesmo que isso seja parcialmente estereotipado, os gatos realmente são difíceis de ler. Por isso, mesmo com os ronronados e carinhos, você ainda pode se perguntar se o seu gato sabe que você o ama.

Veja também:

Meu gato sabe que eu o amo?

Sim. A verdade é que os gatos entendem o afeto como qualquer outro animal, e os gatos domésticos podem realmente te ver como seus papais e mamães na vida real. Um estudo de 2019 revelou que gatinhos demonstram o mesmo comportamento em relação a nós que seus pais biológicos. Esse comportamento também não termina quando o gato atinge a idade adulta.

De acordo com o site Comfort Zone, há uma razão para os gatos domésticos serem tão barulhentos. Esse comportamento de miar é algo que eles geralmente reservam para seus pais. Eles ainda têm uma série única de miados apenas para seus pais de estimação. Portanto, quando um gato adulto mia para você, ele o faz porque confia em você, o ama e, no fundo, sabe que você também o ama.

Como faço para mostrar o amor ao meu gato?

Os gatos mostram amor por nós miando, massageando suas patas em nós enquanto se deitam sobre nós e sentam em nosso colo. Estes são atos de nos marcar com feromônios e nos “reivindicar” como seus, mas também é um sinal de afeto. Não podemos mostrar “amor” a eles da mesma maneira, mas existem coisas que podemos fazer. Confira:

1. Dê atenção ao seu gato

Dar atenção especial ao seu gato pode parecer como ceder às suas manipulações sutis, mas se quiser mostrar amor a ele, você precisa jogar bola. Pode ser tão simples quanto deixá-los aninhar-se em seu colo ou permitir que compartilhem sua cama à noite. Contanto que você os considere de alguma forma, eles saberão que você se importa.

O mesmo vale para a comunicação verbal. Compreender essas nuances sutis no miado do seu gato não é fácil, mas também não é impossível. Seu gato pode querer comida, água, para sair ou ser acariciado. Se você já teve seu gato por tempo suficiente, geralmente pode dizer o que ele quer.

2. Dê petiscos a eles

Os gatos domésticos, especialmente aqueles que podem sair de casa, são mais do que capazes de encontrar comida por conta própria, mas isso não significa que eles não gostem de uma guloseima especial de vez em quando.

Oferecer guloseimas para gatos, erva-dos-gatos ou restos de mesa ocasionais fará maravilhas pelo seu relacionamento com ele. Se você combinar erva-dos-gatos com um brinquedo especial, você acabará com um gato muito feliz.

3. Mantenha-os estimulados

Isso é mais importante do que você imagina. Os gatos podem ficar entediados ao ficarem confinados o dia todo e, embora gostem de cochilar tanto quanto qualquer pessoa, ainda assim prosperam com o estímulo.

Brinque com seu gato, dê a ele brinquedos de quebra-cabeça com petiscos escondidas neles ou deixe-os pular atrás de um feixe de penas em um barbante. Mesmo uma caixa ou bola de papel toalha enrolada manterá a mente deles ocupada. Essas atividades irão aprimorar seu relacionamento e provar a eles que é divertido estar por perto.

Não importa como você escolha demonstrar amor por seu gato, você pode estar razoavelmente seguro de que ele sabe como você se sente.

  • Back to top