Como os gatos ‘conversam’ entre si e as mensagens que mandam para humanos - Pet é pop

Como os gatos ‘conversam’ entre si e as mensagens que mandam para humanos

Como os gatos ‘conversam’ entre si e as mensagens que mandam para humanos
Como os gatos ‘conversam’ entre si e as mensagens que mandam para humanos
Como os gatos ‘conversam’ entre si e as mensagens que mandam para humanos (Foto: Nathalie Jolie/Unsplash)

Os gatos só miam para se comunicar com os humanos. Então, como eles conversam entre si? Entenda mais sobre a linguagem felina.

Veja também:

+ Cuidado: xixi e cocô fora de lugar podem esconder problemas de saúde sérios em gatos
+ 4 dicas preciosas para esticar ao máximo a vida do seu pet
+ Seu gato está babando? Saiba se você deve se preocupar

Os professores Joost van de Weijer e Susanne Schotz, da Universidade de Lund, e Robert Eklund, da Universidade de Linköping, ganharam o prestigioso prêmio Ig-Nobel de biologia em 2021 com uma pesquisa sobre a comunicação gato-homem.

Segundo eles, os gatos utilizam diversas maneiras de comunicação, como ronronar, chilrear, tagarelar, vibrar, murmurar, miar, gemer, chiar , sibilar, uivar, rosnar, entre outros. Os resultados da pesquisa foram publicados no artigo “Melody in Human-Cat Communication (Meowsic): Origins, Past, Present and Future.”

Pensa-se que gatos e pessoas podem trocar barulhos o quanto quiserem, mas o quanto nos entendemos será para sempre desconhecido. Mas Schotz descobriu elementos-chave que indicam que eles estão falando, e as pessoas que conhecem gatos têm alguma noção do que se trata.

Como pesquisadora da fonética, Susanne estuda a fala humana. “Um dos meus riscos ocupacionais é que tendo a ouvir menos o que as pessoas estão dizendo do que como elas o estão dizendo”, explicou ela.

Ela gravou os sons dos gatos, analisou-os usando os mesmos métodos usados ​​para a fala humana e concluiu que, em contraste com a alegre suposição de que os gatos “miam”, eles na verdade têm uma vasta gama de pistas vocais.

A pesquisadora consultou-se com seus dois co-premiados, alguém lhes deu uma “pequena doação” e agora eles estão no centro das atenções. Após a pesquisa, Schotz sugeriu que é possível que os gatos e seus companheiros desenvolvem uma linguagem própria para se comunicar.

“Eles ouvem o que outros gatos estão dizendo para conseguir o que desejam e adotam esses sons de sucesso”, explicou a especialista.

Então, os gatos têm linguagem? Sim, mas não exatamente como nós. Isso não significa que eles têm sintaxe ou estão tentando falar sobre seus planos de carreira, e ainda há muito trabalho a ser feito. Mas já está claro para ela que cada gato tem sua voz pessoal, assim como nós.

“Por exemplo, quanto mais variação na melodia, mais animada ou urgente a mensagem parece ser”, acrescentou ela.

  • Back to top