Como os cães sabem a hora da refeição e do passeio? A ciência tenta explicar - Pet é pop

Como os cães sabem a hora da refeição e do passeio? A ciência tenta explicar

Como os cães sabem a hora da refeição e do passeio? A ciência tenta explicar
Como os cães sabem a hora da refeição e do passeio? A ciência tenta explicar
Como os cães sabem a hora da refeição e do passeio? A ciência tenta explicar (Foto: Andriyko Podilnyk/Unsplash)

Os cães parecem saber exatamente quando é a hora do jantar, quando é a hora de dar um passeio e quando os donos vão voltar para casa. Mas, será que os cachorros entendem o conceito de tempo?

Veja também:

+ Cães morrem após lutar com cobra por duas horas, mas salvam a vida dos donos
+ Cientistas estudam 30 mil cães para esticar a vida e melhorar a velhice dos bichos
+ Os cães são capazes de chorar? Veja o que dizem os veterinários

De acordo com a Dra. Kristin Wuellner, veterinária praticante e funcionária da Hill’s Pet Nutrition, os cães não sabem olhar para um relógio e saber que horas são, mas qualquer dono de cachorro sabe que eles parecem entender a hora exata em que é alimentado.

“Os cães definitivamente captam nossas rotinas diárias e nossas pistas verbais e não verbais muito bem, o que nos leva à percepção de que eles têm um relógio interno”, disse ela ao site Southern Living.

Os cães sabem as horas?

Os pesquisadores descobriram que quando os cães estão no “modo de espera”, antecipando uma de suas atividades conhecidas como um passeio ou uma refeição, por exemplo, os neurônios em seus cérebros são ativados. Os neurônios estão alojados no lobo temporal do cérebro, onde os pesquisadores especulam que sua memória de tempo pode ser armazenada.

Sabemos que os cães têm um ritmo circadiano, um sentido interno que os ajuda a saber quando dormir e quando ser ativos. Mas, talvez isso seja mais avançado do que pensamos. Os cientistas também teorizaram que os cães podem estar farejando a hora. O cheiro da refeição dura um temoi determinado no ambiente e, quando acaba, eles sabem que é hora de a refeição voltar, por exemplo.

Além do mais, grande parte da aparente capacidade de seu cão de saber o tempo também deriva de seus hábitos e repetição. Os cães são pequenos robôs, onde se você alimentá-los prontamente às 6 e sair para uma caminhada pontualmente às 7 todos os dias, eles começam a antecipar quando está perto das 6 ou 7 pelo que está acontecendo em casa, pela luz ou sombras do lado de fora e com outras dicas biológicas, como fome ou necessidade de fazer exercícios ou de fazer suas necessidades.

A Dra. Wuellner disse que os cães são muito hábeis em captar nossas rotinas e comunicação, tanto verbal quanto não verbal. “Semelhante às pessoas, eles também experimentam sua própria fome e pistas biológicas. Eu acho que a combinação de nossa rotina e suas próprias necessidades é o que torna os cães incríveis guardiões do tempo”, explicou a especialista.

Tem problema alimentar ou passear com o cachorro em horários diferentes?

Embora cada cão seja um indivíduo e tenha suas próprias preferências únicas, a Dra. Wuellner normalmente recomenda que os donos de animais tentem seguir uma rotina o máximo possível. “Em minha experiência clínica, muitos cães que exibem comportamentos ansiosos podem se beneficiar tremendamente simplesmente por terem uma programação diária normal”, disse.

Dito isso, você ainda pode apimentar a rotina diária de seu cão misturando-a de outras maneiras. Experimente ir a um novo parque ou variar sua rota de caminhada regular. Até mesmo coisas como trocar os brinquedos disponíveis podem ajudar seu animal de estimação a se manter envolvido, já que ele nunca sabe que truque ou guloseima divertida você pode fazer com ele.

“Eu sempre brinquei que meu cachorro usa relógio de pulso porque sua empolgação com a hora das refeições está sempre no horário”, brincou a Dra. Wuellner. Talvez todos os nossos companheiros caninos estejam usando o mesmo relógio interno.

  • Back to top