Com a chegada do Natal, cresce a procura para banho e tosa em gatos - Pet é pop

Com a chegada do Natal, cresce a procura para banho e tosa em gatos

Com a chegada do Natal, cresce a procura para banho e tosa em gatos
Com a chegada do Natal, cresce a procura para banho e tosa em gatos
Com a chegada do Natal, cresce a procura para banho e tosa em gatos (Foto: Julio Salvo/Divulgação)

Haroldo tem cinco anos e já sabe qual look vai usar no Natal. Com um bom banho e lindos acessórios, o gato exótico de pelo curto promete arrancar suspiros por onde passar. Além dele, muitos outros pets já estão com o banho e tosa especial para a data agendados. Inclusive, é exatamente nesse período do ano que a procura por serviços de higiene e estética animal costumam aumentar nos pet shops.

Veja também:

+ Como preparar o seu gato para o ritual de banho e tosa
+ Vídeo: veja campanha que alerta sobre efeitos alarmantes dos fogos para os pets
+ Cães ‘trabalhadores” ilustram divertido calendário de 2022

De acordo com a groomer internacional e diretora da Uau Escola de Estética Animal, de Sorocaba/SP, o Natal, além de ser uma época propícia para o embelezamento dos pets, também está associada ao aumento da temperatura e uma procura maior por serviços de banho e tosa, já que muitas pessoas ainda acreditam que diminuir o pelo do animal é a saída para evitar o calor. “Há, ainda, um maior movimento da economia no País por conta do pagamento do décimo terceiro salário. A melhor época do ano, tanto para conseguir emprego na área, quanto para gerar renda, é novembro, dezembro e janeiro, quando ocorre um aumento de até 40% na movimentação mensal de um banho e tosa aqui na região e no Brasil”, afirma.

A procura pelo serviço não é maior só para os cães, o banho e tosa nos gatos também têm registrado um aumento considerável. Natália explica que para a execução do procedimento em felinos, principalmente em gato de pelagem longa, como os persas, é preciso acostumar o animal desde filhote. “Mesmo que não forme nó ou não tenha tanta necessidade, é importante acostumar esses gatos específicos para a manutenção com a escova. No geral, os felinos precisam de tosa higiênica e embaixo das patinhas. Outra questão importante é que, se há crianças em casa e o gato não possui hábitos de sair na rua, aconselhável é ministrar o corte de unha a cada 15 dias”, pontua. Adaptação é a palavra-chave para o banho e tosa nos gatos.

Em relação ao banho, os gatos são especiais, por isso, é necessário um cuidado maior quanto a adaptação ao ambiente. Precisa ser um local muito tranquilo, fechado e silencioso. “Não recomendamos que o procedimento seja realizado por um profissional que não tenha especialização para o cuidado de gatos. Os felinos podem se estressar, mas não manifestar esse sentimento, podendo ocorrer uma descarga de adrenalina, seguida de uma parada cárdio respiratória. Há procedimentos em que eles precisam ser convencidos, para que o banhista consiga executa-los. O banho e tosa em gato leva mais tempo e possui algumas peculiaridades, como a temperatura da água que precisa ser um pouco mais quente e o cuidado com o barulho excessivo vindo dos equipamentos, por isso, é importante proteger os ouvidos dos gatos, tampando-os”, orienta Natália sobre os cuidados necessários.

A tutora de Haroldo, Ana Carolina Pegoretti, conta que no Natal ele sempre utiliza alguns adereços para as fotos em família. “Ele aceita bem as toucas e tiaras natalinas. Muitas pessoas acham estranho quando relato sobre banho e tosa para gatos. Eu o levo para o banho e, principalmente, para a tosa higiênica, porque eu acredito que os gatos têm as mesmas necessidades de higiene que os cães, como escovar os pelos, por exemplo”, diz.

Segundo a professora, a adaptação de Haroldo com o banho e tosa foi muito tranquila. “Eu acho super prático o banho e tosa, pois é realizado em um ambiente seguro e acolhedor para os bichinhos. Toda vez que ele foi na Uau Escola, onde frequenta desde o início de 2021, foi muito bem acolhido por toda a equipe que está sempre pronta para tirar qualquer dúvida em relação ao atendimento”, pontua.

O Haroldo já está se preparando para curtir o Natal e ganhar muito carinho da família. 



  • Back to top