Cientistas mostram que peixinhos-dourados conseguem dirigir veículos em terra firme - Pet é pop

Cientistas mostram que peixinhos-dourados conseguem dirigir veículos em terra firme

Cientistas mostram que peixinhos-dourados conseguem dirigir veículos em terra firme
Cientistas mostram que peixinhos-dourados conseguem dirigir veículos em terra firme
Cientistas mostram que peixinhos-dourados conseguem dirigir veículos em terra firme (Foto: Pouria Oskuie/Unsplash)

De acordo com um novo estudo, especialistas afirmaram que peixinhos-dourados seriam capazes de dirigir carros em terra firme (se pudessem).

Veja também:

+ Saiba como diminuir a pegada de carbono do seu pet
+ Menina leva peixe de estimação à escola, esquece e quase engole o bicho
+ Especialista ensina como identificar se seu cão engoliu algo que pode engasgá-lo

Os cientistas da Universidade Ben-Gurion do Neguev, em Israel, construíram um “veículo operado por peixes” consistindo de um aquário cheio de água, uma câmera e um computador em cima de um conjunto de rodas.

Eles então ensinaram seis peixinhos-dourados a usar os veículos, que foram treinados com sucesso após cerca de 10 aulas de direção. Cada vez que um peixinho dourado chegava a um local especial em uma sala preparada pelos pesquisadores, era recompensado com comida.

Eles descobriram que, após alguns dias de treinamento, o peixinho dourado poderia conduzir com sucesso o veículo especial por uma sala em direção a uma recompensa alimentar.

“Não leva muito tempo para o peixe aprender a dirigir o veículo”, disse Shachar Givon, que estava envolvido no estudo, à Reuters.

“Eles ficam confusos no início. Eles não sabem o que está acontecendo, mas são muito rápidos em perceber que há uma correlação entre o movimento deles e o movimento da máquina em que estão”, acrescentou ele.

Eles até descobriram que alguns peixinhos dourados eram melhores motoristas do que outros. O professor de biologia Ronen Segev disse que os peixinhos-dourados eram “criaturas muito inteligentes”.

De acordo com os pesquisadores, os resultados sugerem que os peixes podem adaptar suas habilidades de navegação a um “ambiente terrestre diferente” com o qual não estão familiarizados. A navegação é essencial para os animais em muitas partes diferentes de suas vidas, inclusive para encontrar comida e abrigo.



  • Back to top