Ciência ensina o jeito certo de se comunicar com o seu gato - Pet é pop

Ciência ensina o jeito certo de se comunicar com o seu gato

Ciência ensina o jeito certo de se comunicar com o seu gato
Ciência ensina o jeito certo de se comunicar com o seu gato
Ciência ensina o jeito certo de se comunicar com o seu gato (Foto: freepik)

Os gatos são especialistas em esconder seus sentimentos, logo, pode ser difícil entender o que eles estão querendo dizer. Então, como posso me comunicar com eles? Veja o que dizem os cientistas.

Veja também:

+ Estudo mostra que cães nascem prontos para se comunicar com humanos
+ Gatos ficam mais calmos em casas com crianças autistas, diz estudo
+ Cientistas revelam como os gatos malhados ganham as listras na pelagem

Segundo pesquisas das Universidades de Portsmouth e Sussex, no Reino Unido, existem maneiras de se comunicar de forma eficaz com seu amigo peludo sem nenhum tipo de mágica envolvida.

Publicada na revista Scientific Reports, a pesquisa descobriu que os gatos são mais receptivos aos humanos que imitam expressões faciais felinas estreitando os olhos. Isso também é conhecido como “sequência de piscadas lentas”.

O método é descrito como “uma série de meias-piscadas seguidas por um estreitamento prolongado dos olhos ou um fechamento dos olhos”.

Durante o primeiro experimento conduzido, os gatos eram mais propensos a piscar pela metade e estreitar os olhos em resposta à “sequência de piscadas lentas” de seus donos. Isso implicava que os gatos se comunicaram com os humanos.

Enquanto isso, na segunda rodada de testes, um pesquisador neutro (não o dono) usou a “sequência de piscada lenta”. Aqui, os gatos preferiram se aproximar do humano somente depois de completarem a sequência de piscadas.

O estudo também descobriu que os gatos eram menos propensos a se aproximar dos humanos com expressões neutras. E assim, os resultados “sugerem que sequências de piscadas lentas podem funcionar como uma forma de comunicação emocional positiva entre gatos e humanos”, de acordo com os pesquisadores.

  • Back to top