Ciência demole 15 mitos comuns a respeito dos cães - Pet é pop

Ciência demole 15 mitos comuns a respeito dos cães

Ciência demole 15 mitos comuns a respeito dos cães



Ciência demole 15 mitos comuns a respeito dos cães
Ciência demole 15 mitos comuns a respeito dos cães (Foto: Edson Torres/Unsplash)

Os novos donos de cães enfrentam uma lista quase interminável de coisas que não devem fazer. Mas, entre os fatos, existem muitos mitos que podem atrapalhar esse processo. Confira alguns deles!

Veja também:

1. Os cães são daltônicos

Apesar de um mito predominante de que os cães só podem ver em preto e branco, seu cão pode realmente ver um espectro de cores. Embora tenham dificuldade em distinguir entre os diferentes tons de verde e vermelho, que geralmente aparecem apenas em tons de cinza e marrom, os tons de azul e amarelo são relativamente claros para eles.

Veja como os cães enxergam de verdade aqui.

2. Um nariz quente e seco significa que seu cão não está bem

Em suma, o nariz úmido, seco, quente ou frio do seu cão tem a ver com o clima e a umidade e isso pode mudar em minutos. Um nariz quente e seco nem sempre significa problemas, mas certamente pode ser um sinal de febre, desidratação ou até mesmo condições como olho seco.

Se o nariz seco do seu cão for acompanhado por outros sintomas, como letargia, vômito ou diarreia, ou mudanças na atividade ou apetite, entre em contato com o seu veterinário para aconselhamento.

3. Você não pode ensinar novos truques a um cachorro velho

Realmente, os cérebros dos filhotes absorvem novas informações como esponjas e aprendem muito rapidamente, mas, embora demore um pouco mais, você certamente pode treinar um cão adulto.

Os cães aprendem melhor com motivação, então pegue alguns petiscos saborosos, como um pedaço de frango ou salsicha, e prepare-se para elogiar o bom trabalho.

A melhor maneira de ensinar novos truques a um cachorro velho é tornar as sessões de treinamento divertidas, mantê-las positivas e fazê-las pouco e com frequência. Pratique de cinco a seis vezes por dia para melhores resultados.

4. Os cães apenas bocejam quando estão cansados
Dog, Pet, Golden Retriever, Yawn, Tongue
(Foto: Pixabay)

Você provavelmente já percebeu que seu cachorro boceja em situações que não deveriam deixá-lo com sono, como durante uma brincadeira ou quando é acariciado (especialmente por outras pessoas), por exemplo. Mas isso não significa realmente que o cão está entediado ou quer dormir. Para cães, o bocejo é uma forma de lidar com a ansiedade e também de reduzir o estresse.

Confira tudo sobre o bocejos caninos aqui.

5. Todos os cães são bons nadadores

Se você levantar um cachorro sobre uma piscina, ele começará a mover as patas, mas não significa que todos os cães são bons nadadores desde o nascimento. Sim, a maioria dos cães adora nadar e faz isso com alegria, e eles podem ser ensinados a fazê-lo. Mas alguns cães nem conseguem ficar acima da superfície da água.

Os cães que têm um peito forte e um crânio pesado, como buldogues e boxers, por exemplo, não são muito bons nadadores. Cachorros pequenos devem ser colocados na água com mais cuidado porque são mais propensos a hipertermia.

6. Os cães precisam mastigar ossos
Jack Russel, Dog, Terrier, Bone, Cute, Race, Jack
(Foto: Pixabay)

Durante séculos, as pessoas continuaram a acreditar que os cães precisam de ossos. O mito foi perpetuado na literatura e na arte, mas os ossos podem, na verdade, fazer muito mais mal do que bem. Os ossos mais perigosos são longos, cozidos e tubulares, como os de uma coxa de frango. Os cães podem mastigá-los e engolir facilmente pedaços pontiagudos que podem prejudicar o trato digestivo. Em alguns casos, pode até levar à morte.

Existem vários petiscos para cães diferentes nas lojas de animais que você pode definitivamente dar aos seus animais de estimação. Você também pode dar a seu cão um osso fresco que ele não pode mastigar em pedaços.

7. Uma cadela se sente “vazia” se não tiver uma ninhada

Este é um conto de esposas antigas, assim como o mito de que as cadelas precisam ter uma ninhada antes de esterilizar. Permitir que eles tenham uma ninhada antes de serem castrados não tem benefícios comprovados para a saúde ou comportamento deles e também pode contribuir para o número de cães indesejados em centros de resgate.

Castrar sua cadela antes do primeiro cio reduz muito o risco de desenvolver câncer de mama. A castração também previne outras doenças fatais, como infecções do útero, e previne falsas gravidezes, que podem causar problemas comportamentais.

8. Se um cachorro está balançando o rabo, significa que é amigável
Dog, Walk, Pet, Beagle, Breed, Orange, Paws, Tail, Sea
(Foto: Pixabay)

As pessoas estão acostumadas a pensar que um rabo abanando significa que um cão é amigável, mas isso nem sempre é verdade. Isso pode significar que o cachorro está realmente muito infeliz. Se o corpo de um cachorro está quase imóvel e ele apenas balança o rabo, é provável que o animal esteja tenso e possa atacá-lo.

De acordo com o Discovery, os cães balançam o rabo para a direita quando estão felizes e para a esquerda quando estão assustados. Abanar baixo significa que eles estão inseguros, e abanar o rabo rapidamente acompanhado de músculos tensos ou pupilas dilatadas pode indicar um comportamento agressivo.

9. Os cães envelhecem sete anos para cada ano humano

Os cães vêm em todas as formas e tamanhos, então calcular sua idade em anos humanos não é tão simples quanto multiplicá-la por sete.

Diferentes raças levam diferentes períodos de tempo para atingir a maturidade, e a expectativa de vida também varia de acordo com o tamanho e a genética. Raças menores tendem a viver mais do que raças maiores e também levam mais tempo para amadurecer do que seus primos maiores.

10. Um pouco de chocolate está bom

Nunca alimente o seu cão com chocolate, pois pode ser muito perigoso. O quão perigoso depende do tipo de chocolate e do tamanho do cão. O chocolate contém uma substância química chamada “teobromina”, que é tóxica para os cães. A quantidade de teobromina no chocolate depende do tipo e da qualidade dele: o chocolate branco tem uma pequena quantidade, mas o chocolate amargo contém uma grande quantidade.

Pequenas quantidades de chocolate ao leite provavelmente não terão consequências terríveis para um cachorro grande, mas é melhor não correr o risco e manter este doce doce para você. Se seu cão comeu muito chocolate, principalmente se estiver escuro, chame seu veterinário.

Saiba de uma vez por todas o que acontece com seu cão quando ele consome chocolate aqui.

11. Os cães têm bocas limpas
Australian Shepherd, Dog, Domestic, Face, Canines
(Foto: Pixabay)

De todos os mitos sobre cães que você ouve, não acredite neste. Os cães exploram seu mundo com suas bocas e narizes, e por causa disso, não há como dizer o que esteve na boca do seu animal naquele mesmo dia.

O New York Times relata que os germes na boca do seu cachorro são tipicamente específicos dos cães. Alguns patógenos, como a salmonela e certas cepas raras de bactérias, podem ser transmitidos aos humanos na saliva dos cães, mas infecções graves são relativamente raras. Portanto, não se estresse muito com uma lambida ocasional.

Confira como cuidar dos dentes do seu cão e evitar uma série de problemas de saúde aqui.

12. Os cães comem grama apenas se estiverem doentes

Comer grama nem sempre significa que seu cão está doente (embora às vezes isso aconteça). Os cães comem grama por vários motivos, como para melhorar a digestão, para atender a uma necessidade nutricional ou apenas porque estão entediados ou gostam da sensação e do sabor dela.

13. Cães sentem culpa

Os cães podem sentir emoções primárias, como felicidade, tristeza e medo, mas não há evidências para apoiar o fato de que eles sentem emoções secundárias, como vergonha ou culpa. Todos nós vimos os vídeos fofos de cães culpados no TikTok, mas quando os cães parecem culpados, pensa-se que é na verdade uma resposta aprendida a uma reação humana.

Eles respondem ao que seus proprietários estão fazendo, mas não sabem que fizeram algo errado e, portanto, não podem se sentir mal por isso. Curiosamente, acredita-se que sorrir também é uma resposta humana aprendida em cães.

Confira o que uma especialista tem a dizer sobre a “culpa” canina aqui.

14. Um cão bem treinado nunca morderá
(Foto: Freepik)

Nenhum de nós quer pensar que nosso amiguinho peludo jamais morderia alguém. Uma situação comum para as pessoas é acariciar um cachorro estranho e pedir permissão ao dono, e o dono fica feliz em permitir, dizendo ‘oh, não se preocupe, meu cachorro nunca morde.’

Os cães mordem por vários motivos, incluindo quando são assustados ou surpresos, quando se sentem encurralados ou quando estão defendendo seu território ou entes queridos. Um cachorro não precisa ser um “cachorro mau” para morder.

Embora possa ser o caso de o cão nunca ter mordido ninguém antes, é impossível dizer que um cão nunca morderia.

15. Preciso mostrar ao meu cachorro quem manda sendo o líder da matilha

Você realmente não sabe. O treinamento do cão baseado em dominância é baseado em estudos de lobos em cativeiro na década de 1970, que popularizou a teoria de que os lobos “alfa” se tornam o líder da matilha por serem agressivos com outros lobos. Mas a ciência avançou e esta teoria foi desmascarada.

Veja também:

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ 5 dicas para escolher o modelo ideal de sofá para a sala de estar

+ Pessoas que gostam de cerveja IPA têm personalidade parecida, diz estudo. Saiba mais!

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!

+ Gato e porquinho viram melhores amigos quando passaram a viver na mesma casa

+ CPTM atualiza mapa das linhas da CPTM e Metrô

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé

+ De biquíni verde cavado Lívia Andrade arranca elogios da web ao tomar banho de sol

+ Irmã de Juliana Caetano exibe corpão e brinca com fãs: “O que te faz ver estrelas?”

+ Aos 68 anos, Bruna Lombardi posta foto de biquíni ‘contra sua vontade’

+ Marcella Rica e Vitória Strada vão se casar

+ Vídeos íntimos de Raissa Barbosa vazam em sites de conteúdo adulto

+ Ellen Rocche posta foto de ensaio nu na ‘Playboy’ e ganha elogios dos fãs

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada

+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona

+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos

+ Líder de seita sexual apocalíptica é condenado a 1.075 anos de prisão

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ ‘Borboletas no estômago’ indicam algo além de estar apaixonado

+ 10 sinais de que seu parceiro não te ama (como você gosta dele)


  • Back to top