Ciência decifra o que os cães querem dizer quando uivam - Pet é pop

Ciência decifra o que os cães querem dizer quando uivam

Ciência decifra o que os cães querem dizer quando uivam
Ciência decifra o que os cães querem dizer quando uivam
Ciência decifra o que os cães querem dizer quando uivam (Foto: Pixabay)

Seu cachorro tem o costume de uivar? Não se preocupe, este hábito vem de seus ancestrais: os lobos. Há diversas razões para explicar porque os cães uivam. Confira algumas delas!

Veja também:

De acordo com a Dra. Amanda Nascimento, chefe de Medicina Veterinária Integrativa e Pesquisa do NHV Natural Pet, uivar é a maneira que os lobos se comunicam na selva.

Algumas raças como huskies, malamutes e beagles podem ser mais aptas a soltar um uivo. Essas raças podem ser geneticamente mais próximas de seus ancestrais, os lobos. Mas muitos cães podem fazer o som se quiserem.

Cães uivam para se comunicarem

Enquanto alguns cães gostam de um bom uivo quase como uma atividade recreativa, outros o usam como uma forma de comunicação. Eles podem uivar para chamar a atenção, para que outro cachorro saiba que estão por perto ou apenas para dizer: “este é o meu quintal, fique longe”.

“Na selva, os lobos usam o uivo para chamar outros membros de sua matilha, guiar outro lobo para casa ou avisar sua matilha do perigo”, disse a Dra. Nascimento ao site Southern Living.

Os cães podem até uivar por alguns desses mesmos motivos, alertando você sobre algo que eles encontraram ou avisando do que eles consideram perigoso.

Cães uivam para reivindicar seu território

A Dra. Nascimento diz que uivar também pode ser uma forma de os cães reivindicarem território, por isso que uivar pode ser um hábito mais comum quando estão no quintal. Se o seu cão uivar apenas ocasionalmente, esse pode ser o culpado. Se você tem é um hábito crônico, no entanto, verifique se ele não está berrando de tédio, ansiedade, ansiedade de separação ou se algo mais está acontecendo.

Uivo = canto ou alegria

Alguns cães uivam devido ao som de sirenes, outros sons agudos ou música como se estivessem cantando junto. Nesse caso, uivar pode ser uma atividade divertida que seu cão se dedica a responder ao barulho. Alguns cães vão até gritar se ouvirem outros cães fazendo isso.

Por isso, pode ser que seu cão uive não por necessidade, mas por pura alegria. Os cães podem uivar simplesmente porque podem e gostam de ouvir a si próprios uivar. Da próxima vez que seu cachorro uivar, tente descobrir qual desses muitos motivos pode colocá-lo nesse longo e lento uivo.

  • Back to top