Ciência comprova os benefícios físicos e emocionais de viver com cães - Pet é pop

Ciência comprova os benefícios físicos e emocionais de viver com cães

Ciência comprova os benefícios físicos e emocionais de viver com cães
Ciência comprova os benefícios físicos e emocionais de viver com cães
Ciência comprova os benefícios físicos e emocionais de viver com cães (Foto: Tomas Pap/Unsplash)

Novas evidências científicas demonstram o que os donos já imaginavam: os benefícios das relações entre os humanos e os cães.

Veja também:

Por séculos, os cães foram rotulados como o “melhor amigo do homem”. Diversas evidências arqueológicas foram descobertas de sepulturas humanas ao lado de seus cães, datando em até 14 mil anos.

Até hoje, cães são tratados como membros da família, mais do que apenas animais de estimação. O que o cão ganha desta relação? Um lar, proteção, comida, companhia. E é justo dizer que seu amigo peludo retribui este carinho, com um grande apoio ao seu bem-estar emocional e físico.

Os cães também melhoram a qualidade de vida de seus humanos, consequentemente aumentando sua expectativa de vida. Quais são os fatores do nosso relacionamento com os cães que sustentam um estilo de vida melhor? Para começar, uma coisa que mais amamos nos cães é o fator de julgamento zero.

Como é revigorante encontrar olhos de cachorrinho cheios de amor e adoração, sem julgamento e sem conselho. Nenhum problema parece existir quando sabemos que nossos amigos que abanam o rabo estão sempre lá para nós, nos momentos bons e ruins.

Eles não se importam se você é jovem ou velho, rico ou pobre, magro ou obeso, bem-sucedido ou popular, eles apenas nos aceitam, por quem e o que somos. Eles são nossos amigos quando estamos sozinhos e nos dão vários motivos para rir quando estamos tristes.

Estudos demonstram que, a presença de um cão por si só, faz com que o cérebro dos humanos produza oxitocina, um hormônio que aumenta a sensação de relaxamento, confiança e empatia, ao mesmo tempo que reduz o estresse e a ansiedade.

Outras pesquisas revelaram que os donos de cães exibiam maior autoestima, eram mais saudáveis ​​fisicamente, menos solitários e mais sociáveis ​​e se beneficiavam de relacionamentos mais saudáveis ​​do que os não donos.

Portanto, nossos amigos de quatro patas nos ensinam paciência, compreensão, generosidade e bondade. Eles são um catalisador para outros comportamentos saudáveis ​​em nossas vidas. Eles nos inspiram a sair de casa e a ser mais ativos, o que pode levar a um maior bem-estar mental, emocional e físico ao longo do tempo.

  • Back to top