Cidade paulista prepara ônibus, cobradores e motoristas para receber cães-guia - Pet é pop

  • Cidade paulista prepara ônibus, cobradores e motoristas para receber cães-guia

    -->



    Em Sorocaba, a mobilidade das pessoas com deficiência visual no transporte coletivo passou a ser facilitada com espaços reservados dentro dos ônibus para os cães-guias.

    As empresas que operam o transporte gerenciado pela Urbes – Trânsito e Transportes, vinculada à Secretaria de Mobilidade (Semob) e Acessibilidade da Prefeitura – promovem constantes treinamentos de seus profissionais para facilitar o embarque, o desembarque e o trânsito no interior dos ônibus de passageiros que necessitam ser orientados por cães-guias.

    O titular da Semob e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, explica que diferente dos demais animais domésticos, somente os cães-guias são permitidos no interior dos terminais e de todos os ônibus.

    Fotos Prefeitura de Sorocaba

    “Nos coletivos, as vagas reservadas aos passageiros acompanhados dos cães-guias inclusive estão sinalizadas”, diz.

    De acordo com a Lei federal 11.126/05, é direito da pessoa com deficiência visual o ingresso e a permanência em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.

    Os treinamentos com as equipes de bordo dos ônibus são mensais e visam aperfeiçoar cada vez mais o suporte aos deficientes e cães-guias. No treinamento realizado dentro dos terminais, os motoristas trafegam com os ônibus e praticam o embarque e desembarque de passageiros com cães-guia.

    A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Semob e da Urbes em parceria com o Instituto Magnus, promove os treinamentos com a participação de famílias socializadoras dos cães-guias.

  • Back to top