Chega ao mercado medicamento inovador para combater a anorexia em gatos - Pet é pop

Chega ao mercado medicamento inovador para combater a anorexia em gatos

Chega ao mercado medicamento inovador para combater a anorexia em gatos
Chega ao mercado medicamento inovador para combater a anorexia em gatos
Chega ao mercado medicamento inovador para combater a anorexia em gatos (Foto: Ricardo L/Unsplash)

A anorexia é um transtorno alimentar conhecido por afetar os humanos, mas poucos sabem que em gatos a anorexia é uma manifestação inespecífica com diversas causas possíveis e que é fundamental a consulta veterinária para investigar a causa base.

Veja também:

+ Gatos superam cães e consideram seus humanos como pais, indica estudo
+ Entenda o significado dos miados do seu gato
+ Videntes que ‘conversam’ com pets atraem clientes em Hong Kong

Até hoje, os gatos com anorexia eram tratados pelos clínicos com medicamentos da medicina humana, que possuem dosagens não apropriadas para esta espécie. A União Química, por meio da Agener, sua unidade de negócio de saúde animal, atendeu a esta real necessidade dos pacientes felinos, e desenvolveu o Mirtz®, o primeiro medicamento oral destinado para estimular o apetite e ganho de peso com indicação exclusiva para gatos.

A falta de apetite, ou redução do apetite, é muito comum em gatos e pode ser desencadeada por diversos fatores, desde alterações no sistema nervoso em que o gato não sente mais o cheiro, alterações localizadas no centro da fome, como tumores e traumas, ou causas comportamentais como mudanças súbitas de dieta, reformas ou novos moradores em casa o que resulta em estresse, ansiedade e medo. A redução ou falta de apetite também pode ser o sinal de algumas doenças infecciosas, doença renal crônica, dor, dentre outras enfermidades.

Mirtz® é um orexígeno, com 2 mg de Mirtazapina, que é a dose preconizada para a espécie felina, e se apresenta em comprimidos pequenos e saborosos, o que facilita a administração via oral. O medicamento aumenta a concentração de norepinefrina e age em outros receptores, gerando o estímulo do apetite. Além disso, proporciona o benefício de controlar a náusea e gerar propriedade antiemética (para evitar o vômito).

Mirtz® é um medicamento muito seguro e pode ser usado em animais com problemas renais e hepáticos, com intervalos maiores entre as doses, de acordo com prescrição do profissional.

A anorexia é uma das queixas mais comuns dos proprietários, sendo frequentemente um dos primeiros sintomas que levam os gatos ao atendimento veterinário. “A anorexia é extremamente prejudicial para a espécie felina e o tutor tem um importante papel ao levar o seu gatinho para consulta veterinária nos primeiros sinais de inapetência. Agora, o veterinário pode contar com o uso de Mirtz® nesta consulta, fazendo com que o animal volte a se alimentar durante o período de investigações diagnósticas até estabelecer a causa base”, explica Marco Dalalio, diretor da Agener (Unidade de Negócio da União Química).

O estudo de eficácia para a aprovação de Mirtz® pelo órgão regulador foi realizado em um importante centro de pesquisa e contou com a colaboração do especialista em medicina felina e proprietário da clínica Gattos, MV. Msc Alexandre Daniel.

“A mirtazapina é um divisor de águas para os médicos veterinários e para os felinos. Essa inovação irá beneficiar muitos animais que contarão com um medicamento de ponta, além da garantia na quantidade correta do princípio ativo em cada comprimido”, afirma o especialista.

Mirtz® já está disponível no mercado e seu lançamento oficial ocorreu no mês de julho.

  • Back to top