São cachorro é guloso e adora um petisco, mas ele para de comer assim que você sai de perto dele? No cotidiano, isso não o preocupa porque você está pronto para alimentá-lo durante as refeições. No entanto, você não pode sair de férias e deixá-lo com outra pessoa da família com receio de que seu pet faça uma “greve de fome”? Saiba por que seu cão não come sem você por perto.
Veja também:
- Seu pet sente mais fome no inverno? Saiba a resposta
- 10 táticas eficientes para desestressar o seu cão
- Saiba quando você deve se preocupar com a coceira do seu cão
Talvez seu cão esteja sentindo a sua falta
Segundo o site Dog Time, seu cão pode estar acostumado a ter você por perto durante as refeições. Os cães são animais sociais, talvez seu pet veja esse momento como um evento social, um momento de compartilhar o tempo e estreitar o vínculo entre vocês.
Se esse for o caso, você pode começar a treiná-lo para que seu cão se sinta à vontade para se alimentar quando estiver sozinho. Comece ficando parado ao lado da porta enquanto ele come. Aos poucos, vá para a sala e fique fora do alcance de seus olhos por um tempo, mas volte em seguida. Experimente colocar um petisco na tigelinha do seu cachorro para distrai-lo.
Continue esse processo até que ele se acostume com a sua ausência por períodos mais longos. O treinamento do seu cão será gradativo, mas ele será capaz de fazer uma refeição completa sozinho depois de algum tempo. Tenha paciência.
Talvez ele seja um cão de guarda
É possível que seu animal de estimação – especialmente se ele for territorial – se sinta na obrigação de vigiar a casa na sua ausência, e isso pode se tornar uma fonte de estresse para ele. Qualquer barulho, visão ou cheiro estranho pode deixá-lo nervoso, assim, ele terá dificuldade em baixar a guarda para comer.
Diante dessa situação, tente criar um ambiente mais protegido e seguro para o seu cão. Feche as cortinas, desligue qualquer coisa que possa produzir ruído, como televisão e rádio, e verifique se o ambiente está livre de estímulos. Uma longa caminhada antes de deixá-lo sozinho em casa também pode ajudar a tranquilizar o seu pet.
Veja também:
- Nova logística promete baratear preços da Royal Canin
- Receitas de pipoca: cães também participam de festa junina
- 4 dicas para cuidar do seu pet no inverno
Talvez seu pet esteja ansioso
A ansiedade gerada pela separação é uma das razões mais comuns para a “greve de fome” dos cães e ela pode se manifestar de diferentes maneiras. Isso significa que seu animal de estimação depende da sua presença e não se sente confortável sem você por perto. Alguns cães comem mais, outros se recusam a tocar nos alimentos até a volta de seus donos.
Para reduzir a ansiedade do seu cão, você pode levá-lo para fazer uma caminhada e gastar energia ou também dar a ele certos alimentos ou suplementos que estimulem o relaxamento do seu pet. Antes de tomar qualquer decisão sobre o assunto, converse com um veterinário para saber como lidar com esse comportamento e entender por que seu cão não come sem você por perto.
Veja também
+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg+ Artista recria rostos de imperadores romanos
+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você
+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo