Seu cão tem medo do aspirador de pó? Saiba como ajudá-lo em 3 passos - Pet é pop

Seu cão tem medo do aspirador de pó? Saiba como ajudá-lo em 3 passos

Seu cão tem medo do aspirador de pó? Saiba como ajudá-lo em 3 passos



Seu cão tem medo do aspirador de pó? Saiba como ajudá-lo em 3 passos
Imagem de Mylene2401 por Pixabay

Não é surpresa que muitos cães têm medo do aspirador de pó, um equipamento doméstico grande, barulhento e perturbador. O jeito mais fácil de evitar o problema é colocar seu pet em um outro cômodo no dia da limpeza e dar a ele algum brinquedo para mantê-lo distraído. Ligar o rádio ou a televisão ajuda também a camuflar o barulho. A solução mais eficaz, por outro lado, é treinar seu cão para superar o medo do aspirador de pó. O site PetMD listou três passos para auxiliá-lo nessa missão:

Veja também:

1. Estabeleça uma associação positiva

Primeiro, você precisará da ajuda de outra pessoa e de um ambiente silencioso. Peça para seu ajudante trazer o aspirador de pó ao local, mantendo-o desligado e imóvel, enquanto você dá alguns petiscos ao seu cão. Certifique-se de que o pet veja o equipamento doméstico. Em seguida, remova o aparelho e pare de alimentá-lo. Repita o processo várias vezes, isso vai ajudá-lo a estabelecer uma associação positiva.

2. Familiarize seu cão com o movimento do aspirador de pó

Peça para seu ajudante empurrar o aspirador de pó (ainda desligado) para frente enquanto você dá guloseimas para seu cão. Quando interromper o movimento, pare também de alimentar seu pet. Repita essa etapa várias vezes, aproximando um pouco mais o equipamento do seu animal de estimação a cada tentativa. Observe a reação dele, veja se sua linguagem corporal continua relaxada. Se não for o caso, isso significa que você está progredindo rápido demais. Continue o processo até que seu cachorro encare o movimento do aspirador de pó de forma natural.

3. Acostume seu cão ao barulho do equipamento

Essa é a etapa mais difícil do treinamento. Ainda que as fases anteriores tenham dado certo, talvez seja bom introduzir o barulho em um cômodo diferente e, aos poucos, aproximar o aspirador de pó do seu animal de estimação. Peça para seu ajudante ligar o aparelho por alguns segundos enquanto você dá os petiscos para seu cão. Pare assim que o barulho for interrompido. Observe se o ruído não atrapalhou o progresso do seu pet.

Veja também:

Se o seu cão não consegue comer quando o aspirador de pó está ligado, experimente afastá-lo um pouco ou até mesmo fechar a porta. Provavelmente levará uma série de sessões ao longo de algumas semanas até que seu cachorro se sinta confortável com o barulho e com o movimento do equipamento doméstico. Não tenha pressa nessa fase do treinamento.

Treinamento bem-sucedido

Quando seu cão olhar para você com aquela expressão de “onde está meu petisco?” uma vez que o aspirador de pó esteja ligado, você saberá que ele está reagindo bem ao treinamento. Obviamente, o objetivo é que seu pet permaneça calmo enquanto você realmente limpa a casa, mas provavelmente serão necessárias muitas sessões até que seu animal de estimação chegue a esse ponto. Com paciência e prática, seu cão ficará relaxado enquanto você faz o trabalho sujo.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top