Como o seu cão sabe quando é hora da comida e do passeio? A ciência explica - Pet é pop

Como o seu cão sabe quando é hora da comida e do passeio? A ciência explica

Como o seu cão sabe quando é hora da comida e do passeio? A ciência explica



Como o seu cão sabe quando é hora da comida e do passeio? A ciência explica
Imagem de Mabel Amber por Pixabay

Seu cão acorda todos os dias por volta do mesmo horário animado para dar um passeio e depois quer comer o café da manhã? Ele sabe a hora em que você chega do trabalho e aguarda ansiosamente seu retorno para mais uma caminhada? E, então, fica ao seu lado enquanto espera a hora do jantar? Mas, afinal, como o seu cão sabe quando é hora da comida e do passeio? A ciência explica esse fenômeno.

Veja também:

Os cães possuem boa noção de mudanças de luz, ciclos e cheiros. Essa combinação de fatores ajuda os pets a avaliarem o tempo e a entenderem a rotina da família. “Existem múltiplos componentes para um cão parecer entender que é hora de comer – a sensação de fome, a rotina de seu dono e o ciclo biológico”, explica o veterinário Jason Rabe ao site Yahoo!.

“Os cães também estão em sintonia com as atividades exercidas por sua família”, acrescentou Will Bruner, especialista em comportamento animal no Centro Médico Veterinário Lone Tree, no Colorado, nos Estados Unidos. “Meus cães dormem enquanto eu durmo, mas assim que eu começo a acordar ou minha respiração muda ou eu me mexo um pouco na cama, eles acordam. Eles seguem os sinais da família.”

Estudos recentes também mostram que os cães provavelmente têm um relógio biológico, isso os ajuda a saber quando é hora da comida e do passeio. Novamente, os cientistas atribuíram a conclusão a uma combinação de luzes, cheiros e rotinas. A quantidade de luz influencia no ciclo de sono e vigília de seu cão. Além disso, os pets são bastante sensíveis aos aromas.

Veja também:

“Quando você sai de casa, seu perfume está em um nível. À medida que o dia passa, esse grau começa a diminuir porque você não está lá. Os cães são capazes de detectar quando um perfume chega a um determinado ponto, e eles vão se levantar nesse momento para esperá-lo na porta”, explica o especialista.

Para os cientistas, a rotina dos donos ajuda os cães a desenvolverem o próprio relógio biológico. Diante disso, há benefícios e desvantagens. Assim como os seres humanos, os cachorros gostam de ter uma rotina. Para pets ansiosos, isso traz estabilidade e conforto. Ao mesmo tempo, muitos cães gostam de desafios, caminhar por uma rota diferente pode ser divertido para seu animal de estimação.

 

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top