Cães são escalados para garantir a segurança das festas juninas na Bahia - Pet é pop

Cães são escalados para garantir a segurança das festas juninas na Bahia

A partir desta quarta-feira, dia 19, a Companhia de Operações com Cães (COC), do Batalhão de Choque, vai atuar na Estação Rodoviária de Salvador. O objetivo é intensificar as abordagens preventivas para combater o tráfico de drogas e armas, principalmente neste período de festas juninas, em que muitos turistas chegam à Bahia.

O reforço conta com a esperteza e a precisão de cães especialmente preparados como Ajax, pastor alemão de cinco anos, Titã, labrador de dois anos, Endy, pastor belga malinois de quatro anos, e Turuk, pastor alemão de três anos. Eles irão farejar o interior dos ônibus e bagageiros.

Os cães têm uma capacidade olfativa em média 100 mil vezes maior do que a dos seres humanos, com a área do cérebro que controla o odor cerca de 40 vezes também maior. Por isso a facilidade em farejar as drogas, armas e explosivos das mais diversas formas, mesmo que escondidos.

Esses cães da polícia recebem atenção especial em relação aos cuidados e alimentação. E atuam num esquema de revezamento para que não sofram com o estresse dessas atuações.

A operação, que vai acompanhar a chegada e saída de ônibus, segue até o fim dos festejos juninos

  • Back to top