Cães são capazes de reconhecer os donos apenas pela voz, mostra estudo - Pet é pop

Cães são capazes de reconhecer os donos apenas pela voz, mostra estudo

Cães são capazes de reconhecer os donos apenas pela voz, mostra estudo
Cães são capazes de reconhecer os donos apenas pela voz, mostra estudo
Cães são capazes de reconhecer os donos apenas pela voz, mostra estudo (Foto: Manuel Meza/Unsplash)

De acordo com um novo estudo, os cães conseguem reconhecê-lo pela sua voz. A habilidade é tão impressionante, que eles podem nem precisar de sua visão ou cheiro para guiá-los.

Veja também:

+ Com a venda de novas joias para donos de pets, Vivara ajuda ONG de adoção
+ Gato de rua vira ‘prefeito’ de cidade na Ucrânia e ganha status de estrela nas redes sociais
+ 8 dicas para esticar a vida do seu cão por meio da alimentação

O estudo, realizado pelos pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd em Budapeste, Hungria, e publicado na semana passada na revista Animal Cognition, analisou 28 cães e seus donos, que brincaram de esconde-esconde no laboratório. 

Os cães eram encarregados de encontrar seus donos atrás de um dos dois esconderijos enquanto um estranho se escondia atrás do outro. Eles tocaram a voz do dono do esconderijo do dono e a voz de um estranho do outro esconderijo, ambos lendo receitas em tom neutro.

Os cães tiveram que escolher à distância e encontrar seus donos. O jogo teve várias rodadas e a voz do proprietário foi emparelhada com 14 vozes de estranhos diferentes. Em 82% dos casos, os donos foram encontrados por seus cães, disseram os pesquisadores no comunicado de imprensa.

Para garantir que os cães fossem guiados apenas pela voz, e não pelo olfato, nas duas últimas rodadas os pesquisadores tocaram a voz do dono de onde o estranho se escondia. Os cães ainda se dirigiam de onde vinham as vozes de seus donos, indicando que não usavam o nariz na tarefa.

“Esta é a primeira demonstração de que os cães podem distinguir a voz de seu dono de muitas outras”, disse Andics Attila, líder do laboratório onde o estudo foi realizado, em um comunicado de imprensa na terça-feira.

“A alta taxa de sucesso de escolha dos cães, sua capacidade de discriminar a voz de seus donos de uma variedade de vozes de controle e o fato de que as escolhas dos cães não foram confundidas por pistas olfativas ou ordem do falante indicam que os cães podem usar de forma confiável pistas de identidade transmitidas pela fala”, escreveram os pesquisadores no estudo.



  • Back to top