Cães têm capacidade de processamento da fala similar à dos humanos, diz estudo - Pet é pop

Cães têm capacidade de processamento da fala similar à dos humanos, diz estudo

Cães tem capacidade de processamento da fala similar à dos humanos, diz estudo
Cães tem capacidade de processamento da fala similar à dos humanos, diz estudo
Image par StockSnap de Pixabay

O cérebro dos cães, assim como dos humanos, processa a fala de maneira hierárquica: entonações em níveis inferiores e significados das palavras em níveis superiores. Isso quer dizer que cães tem capacidade de processamento da fala similar à dos humanos. Essa foi a revelação do estudo realizado por pesquisadores húngaros do Departamento de Etologia da Faculdade de Ciências da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), divulgado pelo site SciTech Daily.

Veja também:

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram uma ressonância magnética funcional em cães acordados para medir a atividade cerebral deles em resposta aos estímulos recebidos. Os cachorros ouviam palavras familiares (bom garoto, muito bem, é isso aí), além de palavras neutras e desconhecidas (como, ainda, por exemplo), tanto em êxtase quanto com uma entonação neutra. Curiosamente, os cães mais velhos distinguiram uma menor quantidade de palavras do que os mais jovens.

“Explorar semelhanças e diferenças no processamento da fala entre cérebros de cães e humanos pode ajudar muito na compreensão dos passos que levaram ao surgimento da fala durante a evolução”, exalta a principal autora do estudo, Anna Gábor, pesquisadora de pós-doutorado do Grupo de Pesquisa MTA-ELTE ‘Lendület’ de Neuroetologia da Comunicação.

Veja também:

Mas o principal pesquisador do departamento, Attila Andics, mostra cautela e esclarece: “A semelhança, entretanto, não quer dizer que essa hierarquia tenha evoluído para o processamento da fala. O que nossos resultados realmente esclarecem é que o processamento da fala humana também pode seguir essa hierarquia mais básica e geral.”

  • Back to top