Cães podem ficar deprimidos? Conheça os sinais e saiba o que fazer - Pet é pop

Cães podem ficar deprimidos? Conheça os sinais e saiba o que fazer

Cães podem ficar deprimidos? Conheça os sinais e saiba o que fazer
Cães podem ficar deprimidos? Conheça os sinais e saiba o que fazer
Cães podem ficar deprimidos? Conheça os sinais e saiba o que fazer (Foto: Nick Fewings/Unsplash)

Se os cães parecem retraídos, sem comer, dormindo mais que o normal ou agindo de forma estranha, pode ser um sinal de que eles estão deprimidos.

Veja também:

Brinquedo promete acabar com a tristeza de cães que passam muito tempo sozinhos
Vai sair de casa e deixar seu cão? Faça um carinho nele antes, diz a ciência
Rainha dos memes, cadela morre e gera comoção nas redes sociais

Assim como nós, humanos, os cães são seres emocionais e estão sujeitos a ficarem deprimidos por diversos motivos. Mas, incapazes de nos dizer como eles estão se sentindo, temos que confiar em perceber os sinais.

Estar retraído pode ser completamente normal para alguns cães, para outros pode ser um sinal de que eles não estão se sentindo bem. Ninguém conhece seu cão melhor do que você, confie em seus instintos como dono de um animal de estimação.

Como saber se o seu cão está deprimido?

Os sinais de que um cão está se sentindo deprimido não são muito diferentes para as pessoas. Eles podem parecer mais quietos do que o normal ou irem ficar sozinhos.

Existem alguns sinais reveladores de que seu comportamento pode ser causado por depressão, incluindo:

  • Letargia
  • Dormindo demais
  • Apetite reduzido
  • Sem descanso
  • Lambendo excessivamente as patas
  • Retraído
  • Agressão
  • Perda do treinamento do banheiro

Esses sintomas também podem ser um sinal de muitas outras coisas, como doença, portanto, se você estiver preocupado, leve seu cão ao veterinário para ser examinado.

O que causa depressão em cães?

Existem muitos motivos pelos quais os cães podem se sentir deprimidos. Você introduziu um novo bebê ou animal de estimação na família? Você mudou de casa recentemente? Você também se sente deprimido? Essas podem ser as razões pelas quais seu cão não está como sempre. Saber o que está causando a depressão muitas vezes pode ajudar a levar a uma solução.

Aqui estão alguns motivos comuns pelos quais os cães sofrem de depressão:

  • Mudanças ambientais – se você mudou-se recentemente para casa e seu cão não se sente instalado em seu novo ambiente, este pode ser o motivo da mudança de humor.
  • Luto – Uma perda recente, seja de um membro da família ou de um amigo canino, pode causar depressão. Os cães também podem sentir dor.
  • Empatia – a depressão em cães pode ser um sinal de empatia com o dono, caso ele se sinta deprimido ou infeliz.
  • Ansiedade de separação – Não passar tanto tempo com seu cão como de costume ou deixá-lo sozinho por longos períodos pode causar ansiedade de separação em cães. Eles gostam de muita atenção, então muito tempo por conta própria pode levar à depressão.
  • Tédio – A falta de estímulo pode fazer com que se sintam entediados e deprimidos.
Como posso ajudá-lo?

Como você ajuda um cão a sair da depressão depende principalmente do que está causando isso. Depois de descobrir isso, será mais fácil melhorar o humor deles. Dar a eles muito amor e atenção certamente ajudará, especialmente se a causa for a solidão ou o tédio. Brinque com eles, deixe-os ativos e transmita-lhes carinho.

Faça algumas caminhadas adicionais, assim como os exercícios podem melhorar nosso humor quando estamos deprimidos, o mesmo pode ser dito para os cães. E o ar fresco certamente ajudará também. Se a solidão e a tristeza forem um fator, você poderia apresentar outro cachorro à família. Eles são animais sociais, então um companheiro pode fazer a diferença no humor.

Se a mudança de humor do seu cão aconteceu repentinamente ou você não tem certeza do que pode estar causando isso, leve-o ao veterinário para que ele possa descartar qualquer possível condição médica.

  • Back to top